Parceria do Tamar com a Jeep reforçará trabalhos e pesquisas em campo
Cerimônia de entrega dos jeeps ocorreu na Praia do Forte, uma das 25 bases do Tamar
Referência há 38 anos em pesquisa, proteção e manejo de tartarugas marinhas, o Projeto Tamar ganhou um importante instrumento que reforçará ainda mais os trabalhos e pesquisas em campo. A Fábrica Jeep, do Grupo Fiat Chysler Automobiles (FCA), instalada no município de Goiana, Região Metropolitana do Recife, doou nove veículos, incluindo modelos Wrangler, Renegade e Compass, todos 4x4. A intenção, por meio dessa parceria, é dar mais segurança aos deslocamentos de difícil acesso durante o acompanhamento da desova e nascimento dos filhotes de tartarugas no litoral brasileiro. A cerimônia de entrega dos jeeps ocorreu na Praia do Forte, uma das 25 bases do Tamar.
Leia também:
O Homem, a maior ameaça às tartarugas marinhas
Para o coordenador de museus do Tamar-Praia do Forte, Gonzalo Rostan, a parceria fortalecerá a instituição, uma vez que garantirá a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto. “Ao mesmo tempo que essa união resgata o início da história do Tamar, lá pela década de 1982, quando os primeiros pesquisadores começaram seus trabalhos de proteção às tartarugas marinhas a bordo de três jeeps doados pelo ICMBio”, relembra ele, que atua há 19 anos na instituição. Os primeiros jeeps auxiliavam as bases da Praia do Forte (BA), Pirambu (SE) e Regência (ES). Desde 1982 até então, o Tamar liberou ao mar 35 milhões de filhotes de tartarugas.
O diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Fiat Chysler Automobiles (FCA), João Ciaco, conta que a parceria dá a oportunidade de o grupo automobilístico entender os trabalhos de conservação do Tamar, ao mesmo tempo que contribui com os esforços para, quem sabe um dia, tirá-las do risco de desaparecem da natureza. “E mobilidade é um dos princípios que contribui para o êxito dessas pesquisas em campo. Apoiar um projeto notável como o Tamar é um marco para a FCA”, declara. A estreia de um dos jeeps ocorreu com o transporte e a soltura de 20 filhotes de tartarugas da espécie cabeçuda na Praia do Forte.
*A repórter Priscilla Costa viajou a convite da Fiat Chysler Automobiles (FCA)