Parceria do Tamar com a Jeep reforçará trabalhos e pesquisas em campo

Cerimônia de entrega dos jeeps ocorreu na Praia do Forte, uma das 25 bases do Tamar

Equipes terão mais acesso aos locais de desova das espécies de tartarugaEquipes terão mais acesso aos locais de desova das espécies de tartaruga - Foto: Jeep e Tamar/Divulgação

Referência há 38 anos em pesquisa, proteção e manejo de tartarugas marinhas, o Projeto Tamar ganhou um importante instrumento que reforçará ainda mais os trabalhos e pesquisas em campo. A Fábrica Jeep, do Grupo Fiat Chysler Automobiles (FCA), instalada no município de Goiana, Região Metropolitana do Recife, doou nove veículos, incluindo modelos Wrangler, Renegade e Compass, todos 4x4. A intenção, por meio dessa parceria, é dar mais segurança aos deslocamentos de difícil acesso durante o acompanhamento da desova e nascimento dos filhotes de tartarugas no litoral brasileiro. A cerimônia de entrega dos jeeps ocorreu na Praia do Forte, uma das 25 bases do Tamar.

Leia também:
O Homem, a maior ameaça às tartarugas marinhas
   

Para o coordenador de museus do Tamar-Praia do Forte, Gonzalo Rostan, a parceria fortalecerá a instituição, uma vez que garantirá a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto. “Ao mesmo tempo que essa união resgata o início da história do Tamar, lá pela década de 1982, quando os primeiros pesquisadores começaram seus trabalhos de proteção às tartarugas marinhas a bordo de três jeeps doados pelo ICMBio”, relembra ele, que atua há 19 anos na instituição. Os primeiros jeeps auxiliavam as bases da Praia do Forte (BA), Pirambu (SE) e Regência (ES). Desde 1982 até então, o Tamar liberou ao mar 35 milhões de filhotes de tartarugas.

O diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Fiat Chysler Automobiles (FCA), João Ciaco, conta que a parceria dá a oportunidade de o grupo automobilístico entender os trabalhos de conservação do Tamar, ao mesmo tempo que contribui com os esforços para, quem sabe um dia, tirá-las do risco de desaparecem da natureza. “E mobilidade é um dos princípios que contribui para o êxito dessas pesquisas em campo. Apoiar um projeto notável como o Tamar é um marco para a FCA”, declara. A estreia de um dos jeeps ocorreu com o transporte e a soltura de 20 filhotes de tartarugas da espécie cabeçuda na Praia do Forte.

*A repórter Priscilla Costa viajou a convite da Fiat Chysler Automobiles (FCA)

Veja também

Enem será feito em janeiro e fevereiro de 2021, afirma MEC
Educa Mais Brasil

Enem será feito em janeiro e fevereiro de 2021, afirma MEC

Disputa no porto de Santos ameaça leilões e mobiliza lobistas
Notícias

Disputa no porto de Santos ameaça leilões e mobiliza lobistas