Parte de viaduto desaba no eixo rodoviário de Brasília

Acidente ocorreu por volta do meio-dia em um local de grande circulação, atingindo parcialmente um restaurante

Viaduto Eixão Sul desaba em BrasíliaViaduto Eixão Sul desaba em Brasília - Foto: Reprodução / Twitter

Uma parte do Eixão Sul - viaduto que fica no centro de Brasília, no Distrito Federal – desabou na manhã desta terça-feira (6). Procurada pela reportagem do FolhaPE, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social informou que forças de segurança estão trabalhando no local. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Departamento de Estradas de Rodagem foram encaminhadas. O balanço ainda não foi informado.

Não há, até o momento, informações sobre vítimas. A estrutura fica perto do Setor Comercial Sul e do Setor Bancário Sul. O desabamento ocorreu por volta do meio-dia em um local de grande circulação, atingindo parcialmente um restaurante. O local é usado como estacionamento pelas pessoas que trabalham em prédios próximos. Os motoristas foram autorizados a fazer a retirada dos veículos que estão perto da parte que desabou.

Leia também:
Ponto de viaduto que desabou em Brasília não passou por manutenção, admite governador


"Em princípio não tem nenhuma morte", disse o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Henrique Luduvice, em vídeo divulgado pelo perfil oficial do Governo de Brasília às 12h15. "Vamos ter que fazer um escoramento nesse viaduto, o DER e a Secretaria de Infraestrutura vão atuar juntos por determinação, inclusive de Governo. A ideia é que possamos fazer todo o desvio do tráfego e posteriormente vamos avaliar o viaduto. Porque a avaliação e análise da estrutura é que vão determinar o que devemos fazer", afirmou.

No último domingo (4), um outro desabamento ocorreu na garagem de um prédio localizado na 210 Norte, em meio às chuvas intensas que tem atingido a cidade. Não há ainda qualquer informação sobre se o acidente desta terça-feira (6) tem relação com essas chuvas.

Leia também:
Desabamentos em pauta no Conselho de Arquitetura e Urbanismo
Teto de garagem de prédio desaba e destrói 25 carros em Brasília

Em 2013, uma auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal detectou fragilidades em diversos monumentos de Brasília, entre elas o viaduto. Na oportunidade, a equipe de vistoria recomendou que a obra fosse reformada.

Recuperação da área
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, esteve no local do acidente. Segundo ele, o governo centrará esforços na recuperação da área. “Estamos avaliando o que fazer para recuperar o viaduto. Todos os órgãos de governo que podem contribuir estão aqui”, disse Rollemberg, referindo-se à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a secretarias de governo.

Perguntado se o governo está fiscalizando adequadamente as estruturas de prédios e vias da capital federal, o governador admitiu que, apesar de áreas próximas ao desabamento terem passado por reforma, não houve manutenção no ponto onde aconteceu o acidente. “Brasília é uma cidade que está envelhecendo. Estamos fazendo obras mas, infelizmente, essa é uma área onde não foi feita manutenção”

Veja também

Pesquisa investiga transmissão de Covid-19 entre homens e animais
Coronavírus

Pesquisa investiga transmissão de Covid-19 entre homens e animais

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h
CORONAVÍRUS

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h