Polícia Federal faz ação contra grupo que enviava africanos aos EUA

Interceptação de telefones e e-mails mostrou que o grupo falsificava vistos e passaportes brasileiros em países da África Oriental

A Polícia Federal cumpre três mandados de prisão na manhã desta terça-feira (20) em uma operação contra o contrabando de pessoas na cidade de São Paulo. Foram emitidos ainda seis mandados de busca e apreensão para endereços na capital.

A partir de uma cooperação com autoridades norte-americanas, a investigação, iniciada em julho de 2018, identificou um esquema para enviar estrangeiros de São Paulo para os Estados Unidos. A interceptação de telefones e e-mails mostrou que o grupo falsificava vistos e passaportes brasileiros em países da África Oriental.

Leia também:
MEC aciona Polícia Federal para apurar ataques cibernéticos
Polícia e Promotoria poderão ter 'temor excessivo' após projeto de abuso, diz Moro
Polícia Civil do Rio prende suspeito de integrar milícia de Orlando Curicica

As pessoas eram levadas para São Paulo, de onde eram enviadas para Rio Branco (AC) para fazer a travessia para o Peru. Eles prosseguiam, então, por via terrestre, até a fronteira do México com os Estados Unidos.

Entre os imigrantes que teriam sido enviados aos Estados Unidos estão dois somalis presos pela polícia norte-americana sob a suspeita de terrorismo.

Veja também

Tribunal que julga impeachment de Witzel ouvirá 29 testemunhas
Brasil

Tribunal que julga impeachment de Witzel ouvirá 29 testemunhas

Quase 90% do desmatamento da Amazônia em Mato Grosso nos últimos 12 anos foi ilegal
Meio ambiente

Quase 90% do desmatamento da Amazônia em MT nos últimos 12 anos foi ilegal