Brasil

Polícia não descarta envolvimento de Flordelis no assassinato do marido pastor

A delegada afirmou que a principal linha de investigação aponta que o crime foi cometido "por razões financeiras"

Deputada federal Flordelis (PSD-RJ)Deputada federal Flordelis (PSD-RJ) - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A possibilidade de a deputada Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ), 58, estar envolvida no assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, 42, em junho, não foi descartada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A delegada responsável pelo caso, Bárbara Lomba, disse nesta quinta-feira (15) que, se a investigação continua mesmo após dois filhos do casal terem sido indiciados pela morte do pai, isso significa que a polícia ainda avalia que há outros envolvidos no crime.

Na quarta (14), Flávio dos Santos Rodrigues e Lucas dos Santos de Souza foram oficialmente acusados pelo homicídio, que ocorreu em junho, na casa onde Flordelis e Anderson viviam com 35 dos 55 filhos (51 deles adotivos), em Niterói.

Leia também:
Ministro do Supremo libera investigação sobre deputada Flordelis
Justiça mantém filhos de Flordelis presos em carceragem de delegacia
Investigação sobre a morte de marido abala imagem de Flordelis
Flordelis diz que marido assassinado tinha relação estremecida com filho

"Como nós sabemos, tem identificações de que há possivelmente outros indivíduos" envolvidos no assassinato, disse Lomba em entrevista a jornalistas na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo.

A tese da polícia é a de que "a motivação não foi individual", ou seja, não foi algo tramado apenas pelos irmãos Flávio e Lucas. É preciso investigar "a motivação final de quem tinha interesse no homicídio além dos indiciados iniciais", afirma a delegada.

A investigação entrará em sua segunda etapa e está sob sigilo, segundo Lomba. Por isso, não é possível cravar se Flordelis é ou não alvo dela. O que dá para dizer é que, se os investigadores não fecharam o caso, é porque ainda acham que há pontas soltas nele.

Lomba afirmou que a principal linha de investigação aponta que o crime foi cometido "por razões financeiras", ligadas à "administração de bens".

Flordelis e Anderson mantinham uma congregação evangélica com o nome dela, Ministério Flordelis, com duas igrejas em Niterói e outra em São Gonçalo. Logo após o potencial parricídio, Flávio, que é filho biológico de Flordelis (mas não de Anderson), confessou à polícia ter atirado no padrasto, mas sua defesa diz que o depoimento não é válido porque não foi acompanhado. Lucas, filho adotivo, teria comprado a arma do crime. Os dois estão presos.

O laudo do Instituto Médico Legal constatou 30 perfurações no corpo do pastor, nove delas na região de coxas e virilha.

Veja também

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes
DIREITOS HUMANOS

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes

Newsletter