Rebelião em presídio do RN termina com morte de dez presos

Motim foi contido por volta das 7h30 deste domingo, cerca de dez horas depois

  A policlínica e maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, tem 10 cumpridores, e o hospital Belarmino Correia, em Goiana, conta com quatro, que realizam serviços gerais. A policlínica e maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, tem 10 cumpridores, e o hospital Belarmino Correia, em Goiana, conta com quatro, que realizam serviços gerais. - Foto: Divulgação

A rebelião no maior presídio do Rio Grande do Norte, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, foi contida por volta das 7h30 deste domingo. O motim iniciou às 17h do último sábado e foi controlado após a entrada dos policiais no local. O Governo do Estado contabiliza a morte de dez presos. 

O número de presos feridos no ato, porém, não foi divulgado até o momento. Os policiais não concluíram a inspeção das celas e dependências dos dois pavilhões envolvidos: 4 e 5. Os detentos que precisam de atendimento médico estão sendo encaminhados às unidades de saúde da região.

De acordo com informações do Governo do Rio Grande do Norte, a rebelião teve início após uma briga entre detentos dos pavilhões 4 e 5. As autoridades estão investigando se o ato tem relação com os conflitos entre facções criminosas rivais. Não há registro de fugas, mas a contabilização dos presos ainda será refeita.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, entrou em contato com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e pediu reforço da Força Nacional na área externa da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. A Força, que está no Estado desde o último mês de setembro, permanece à disposição do governo potiguar por mais 60 dias.

Veja também

Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos
Saúde

Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos

Quatro pessoas morrem após acidente entre lanchas em Angra dos Reis
Rio de Janeiro

Quatro pessoas morrem após acidente entre lanchas em Angra dos Reis