Record publicará livro vetado pelo Itamaraty por causa de prefácio de desafeto de chanceler

O livro será editado por Carlos Andreazza, editor-executivo da Record, e deve sair no começo de 2020

Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto AraújoMinistro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo - Foto: Alan Santos/PR

A editora Record vai publicar o livro que foi vetado pelo Itamaraty por causa de seu prefácio, escrito por um desafeto do chanceler Ernesto Araújo. O livro será editado por Carlos Andreazza, editor-executivo da Record, e deve sair no começo de 2020.

O embaixador Synesio Sampaio Goes Filho, um dos maiores historiadores da diplomacia brasileira, havia sido incumbido pela Funag (Fundação Alexandre de Gusmão), braço cultural e pedagógico do ministério, de escrever a biografia de Alexandre de Gusmão, que batiza a fundação.

Leia também:
Venezuela é 'elefante na sala' da América do Sul, diz Ernesto
Irritado com Ernesto Araújo, agronegócio tenta emplacar em Washington

Gusmão, conhecido como "avô da diplomacia brasileira", foi um diplomata com papel crucial nas negociações do Tratado de Madri (1750), que determinou os limites territoriais das colônias portuguesas e espanholas na América do Sul.

Em julho deste ano, quando entregou à diretoria da Funag os originais de "Alexandre de Gusmão (1695-1753): O Estadista que Desenhou o Mapa do Brasil", Goes Filho foi informado de que o livro só seria publicado se ele retirasse o prefácio escrito por Rubens Ricupero, ex-embaixador em Washington e também historiador da diplomacia.

Ricupero já fez muitas críticas ao chanceler e aos rumos da política externa no governo Bolsonaro. Goes Filho afirmou que houve censura e que estava procurando uma nova editora para publicar seu livro.

Ele também é autor de "Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas: um Ensaio sobre a Formação das Fronteiras do Brasil (2001)", livro que é um dos mais vendidos da Funag e considerado leitura essencial para diplomatas.

Veja também

Explosão em loja de armas deixa um morto e quatro feridos no Rio de Janeiro
Tragédia

Explosão em loja de armas deixa um morto e quatro feridos no Rio

Pernambucano é único brasileiro a conquistar ouro na Olimpíada Internacional de Matemática
Ciência

Pernambucano é único brasileiro a conquistar ouro na Olimpíada Internacional de Matemática