Resultado do Enem 2019 será divulgado no dia 17 de janeiro, segundo Inep

Para os “treineiros” as notas estarão disponíveis no mês de março

Após a divulgação das notas, obtendo resultado mínimo exigido, os participantes poderão concorrer a vagas em universidadesApós a divulgação das notas, obtendo resultado mínimo exigido, os participantes poderão concorrer a vagas em universidades - Foto: Divulgação

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terão acesso à nota individual obtida em cada área de conhecimento a partir do dia 17 de janeiro de 2020. O resultado estará disponível para consulta na Página do Participante no portal do Inep e também no aplicativo do Enem.

Para os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos, os chamados “treineiros”, a data é diferente. Para esse grupo o boletim individual será publicado em março de 2020.

Após a divulgação das notas, obtendo resultado mínimo exigido, os participantes poderão concorrer a vagas em universidades brasileiras e de Portugal, que firmaram parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, as principais formas de usar a nota do Enem para ingressar em uma faculdade são por meio do Sisu; ProUni; Fies e P-Fies; bem como em faculdades particulares.

Enem Digital
Para o ano de 2020 há uma previsão de mudança na aplicação das provas do Enem. Saindo da modalidade tradicional, as provas devem ser em versões digitais.

O Enem Digital irá passar por fases, em modelo-piloto, com implantação total planejada para o ano de 2026.

De acordo com o MEC, as primeiras aplicações digitais serão opcionais para os candidatos. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação-piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel.

Veja também

Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos
Saúde

Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos

Quatro pessoas morrem após acidente entre lanchas em Angra dos Reis
Rio de Janeiro

Quatro pessoas morrem após acidente entre lanchas em Angra dos Reis