Brasil

Robô feminista defende mulheres na internet

Beta é uma ferramenta que interage a partir de conversas no Facebook

Ferramenta Beta é uma robô feministaFerramenta Beta é uma robô feminista - Foto: Reprodução/ Internet

Um aplicativo voltado para a proteção da mulher está empoderando e difundindo informações no Facebook. A robô Betânia, carinhosamente apelidada de Beta, é feminista, comunicativa e chegou para proteger as “manas” a partir da divulgação no inbox de cada uma.

A Beta é uma robô brasileira, com a qual os internautas podem interagir por meio de opções pré-estabelecidas de resposta na conversa do Facebook. Durante sua apresentação, afirma que políticos conservadores tentam emplacar leis consideradas “retrocessos aos direitos das mulheres” e destaca a PEC 29 e o Estatuto do Nascituro como os principais perigos à vista.

Ameaças
A PEC 29, que tem o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) como relator, propõe mudar parte do artigo 5º da Constituição, proibindo completamente o aborto, até em casos em que ele é permitido atualmente, como quando há risco de vida à mãe, gravidez resultante de estupro e se o feto for anencéfalo.

Já o Estatuto do Nascituro, escrito por Luiz Bassuma (PT-BA) e Miguel Martini (PHS-MG) promove que qualquer tipo de aborto seja abolido e que as mulheres possam ser criminalizadas por trabalhar durante a gestação. A proposta também impede pesquisas com células-tronco e suspende sessões de quimioterapia, radioterapia e até mesmo analgésicos caso afetem o embrião.

Ferramenta
Sendo uma ferramenta de mobilização online, a Beta pretende anunciar a seus curtidores toda vez que uma proposta que possa vir a interferir na vida, segurança e saúde da mulher comece a surgir. A ferramenta também poderá enviar uma mensagem, a partir da permissão do internauta, para o autor da proposta com questionamentos.

Veja também

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes
DIREITOS HUMANOS

Abdias Nascimento, 110 anos: a luta para unir africanos e descendentes

Newsletter