Senado aprova MP que facilita venda de bens apreendidos do tráfico

Segundo o Ministério da Justiça, existem atualmente no país 30 mil bens que estão à disposição da União

Plenário do SenadoPlenário do Senado - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (9) projeto que facilita a venda de bens apreendidos de traficantes. A matéria vai agora à sanção presidencial.

Proposto pelo governo federal em junho como medida provisória (MP 885/19), o texto agiliza o repasse, a estados e ao Distrito Federal, de recursos decorrentes da venda de bens apreendidos relacionados ao tráfico de drogas. A MP dá à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) o poder de leiloar esses bens antes do término do processo criminal.

Leia também:
Câmara aprova crédito para vários ministérios; Senado não votou
Ministro do turismo é convocado pelo Senado para explicar laranjas do PSL 

A expectativa do governo é facilitar a transformação dos produtos apreendidos em recursos financeiros para custear ações de repressão policial, compra de equipamento, campanhas contra o uso de drogas e atendimento a dependentes químicos, entre outras ações.

Aprovado na Câmara no início deste mês, o texto estabelece que o juiz ordenará às secretarias de Fazenda e aos órgãos de registro e controle de aeronaves, embarcações e veículos a realização de averbações necessárias para livrar o bem a ser leiloado de qualquer gravame.

Segundo o Ministério da Justiça, existem atualmente no país 30 mil bens que estão à disposição da União aguardando destinação depois de terem sido apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas. Há um número ainda maior de bens que foram aprendidos e aguardam o término do processo criminal para serem destinados aos leilões. A pasta estima que esse número chegue a 50 mil.

Veja também

Brasil completa um ano do primeiro caso de Covid na contramão do mundo
Coronavírus

Brasil completa um ano do primeiro caso de Covid na contramão do mundo

Medida provisória dispensa meta de exportação em ZPE para ampliar oferta de oxigênio
Congresso

Medida provisória dispensa meta de exportação em ZPE para ampliar oferta de oxigênio