SiSU 2019: número de vagas cai 1,7% mas estudantes mantêm expectativa de aprovação

Inscrições acontecem entre 22 e 25 de janeiro de 2019

Inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2019) Inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2019)  - Foto: Divulgação

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2019) acontecem entre 22 e 25 de janeiro de 2019. De acordo com quadro de vagas, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que 1287 Instituições de Ensino Superior ofertam vagas gratuitas para a graduação, mas houve uma queda de 1,7% no quantitativo. São 4.125 oportunidades a menos que o SiSU 2018.

Na opinião de Ana Flávia Chaves Marques, de 16 anos, a redução impacta apenas para quem não aproveitou o ano para manter os estudos em dia. “Eu continuo motivada, mas acho que isso faz muita diferença para quem não fez por onde. Eu fiz um ano de cursinho pré-Enem e vi a quantidade de pessoas que estavam estudando”, sinaliza a estudante que busca a aprovação, preferencialmente, no curso de Medicina.

Para alcançar uma boa pontuação e ficar acima da nota de corte do Enem e ter possibilidades reais de aprovação, Ana Flávia relembra que a preparação foi possível graças à bolsa de estudo com 50% de desconto na mensalidade. “Fez a diferença para mim porque eu não tinha como pagar R$ 1000 em um curso pré-Enem. Assim como eu, muitas pessoas eram bolsistas do Educa Mais no meu curso”, relembra.

A bolsa de estudo também abriu portas para Natiele Brito Cardoso, de 24 anos, se preparar para o exame e enxergar o SiSU como uma oportunidade real de ingresso no ensino superior. “O desconto fez a diferença, com certeza. Reduziu o curso do custo. Consegui estudar em um bom curso e pagar a metade do valor”, avalia a estudante, que está em dúvida entre a Nutrição ou a Fisioterapia.

Antes da inscrição no SiSu, a estudante precisou conciliar o cursinho com a rotina profissional. “Precisava conciliar o trabalho com o curso pré-vestibular. Acredito que a redução das vagas faz a diferença porque tem muita gente se preparando. A redução vai deixar de fora pessoas que certamente passariam”, comenta.

Duas novas instituições participam desta edição do processo seletivo: a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia; e a Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM), em São Paulo. Além da nota do Enem 2018, é preciso ter pontuação maior do que zero na Redação. As opções de vaga devem ser cadastradas por ordem de preferência de instituições de ensino, local da vaga, curso e turno, e modalidade de concorrência.

A partir do próximo ano, o processo de inscrição na lista de espera mudou: estudantes aprovados na chamada regular não poderão participar da lista de espera. Caso não seja selecionado, poderá se candidatar, mas em apenas uma das opções. Até a edição anterior, era permitido ao estudante cadastrar duas opções de curso e, ao desistir da primeira vaga, ingressar na lista de espera da segunda opção.

Calendário do SiSU 2019

22/01 a 25/01 - Período de inscrições

28/01 - Resultado da chamada regular

28/01 a 04/02 - Prazo para participar da Lista de Espera

30/01 a 04/02 - Matrícula da chamada regular

07/02 - Convocação dos candidatos em lista de espera

Veja também

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19
Vacinação

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19

Novo lote com 529 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil
Coronavírus

Novo lote com 529 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil