Brasil

STF está em sintonia com o governo, diz Bolsonaro sobre privatização de estatais

Com a decisão, o governo pode vender empresas subsidiárias de estatais sem necessidade de lei específica e sem realização de licitação

Presidente Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro elogiou nesta sexta-feira (7) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a privatização de subsidiárias de estatais sem a necessidade de aval do Congresso.

"Foi uma decisão patriótica. Parabéns ao STF, que está em sintonia com o governo federal. Queremos menos estado", afirmou ele, após cerimônia de formatura do curso especial de habilitação para promoção a sargento, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino da Marinha, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro.

O STF  decidiu, nesta quinta-feira (6), que o governo pode vender empresas subsidiárias de estatais sem necessidade de lei específica e sem realização de licitação.

Leia também:
'Houve primeiro passo para o sonho', diz Bolsonaro sobre eventual moeda única Brasil-Argentina
Para Bolsonaro, 'nem precisava de lei' sobre transporte de criança em cadeirinha


Para a alienação do controle acionário de empresas matrizes ou sociedades de economia mista, diferentemente, é preciso autorização do Legislativo e processo licitatório.

O plenário derrubou, em parte, uma liminar (decisão provisória) do ministro Ricardo Lewandowski, concedida em junho de 2018, que havia proibido o governo federal, estados e municípios de vender o controle acionário de estatais e de suas subsidiárias sem aval do Legislativo e licitação prévia.

Veja também

Dengue: Minas inaugura biofábrica do método Wolbachia
Saúde

Dengue: Minas inaugura biofábrica do método Wolbachia

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Acumulados de chuva no fim de semana tiveram o calor como combustível, dizem especialistas

Newsletter