Tecnologia: sete cursos para quem quer trabalhar na área

Mercado de tecnologia movimento em 2017 R$ 467,8 bilhões

Cursos na área de tecnologiaCursos na área de tecnologia - Foto: Educa Mais Brasil/Divulgação

Sabe aquela expressão “unir o útil ao agradável”? Ela se encaixa perfeitamente para quem é vidrado em tecnologia, mas ainda não decidiu qual profissão seguir na vida. De acordo com uma recente pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado de TI no Brasil está entre os segmentos que mais empregam – são mais de 1,3 milhão de pessoas no setor. Em 2017, o setor de tecnologia faturou R$ 467,8 bilhões, ainda segundo levantamento da Brasscom.

“A tecnologia está se tornando essencial na vida pessoal e também nas empresas. Por conta disso, o mercado de trabalho nessa área acaba se expandindo bastante e, como consequência, várias pessoas acabam optando por se profissionalizar nessa área”, opina o estudante do curso de Sistemas de Informação Rafael Brito.

E demanda é o que não falta. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, o Brasil tinha 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o que equivale a 64,7% da população acima dos 10 anos de idade. No mesmo ano, o celular era – e continua sendo – o principal meio de comunicação dos brasileiros, sendo usado por 94,6% dos internautas.

Mercado atrativo, não é? Confira abaixo as principais graduações da área de tecnologia para te ajudar na escolha do curso correto a adequado a sua escolha.

Sistema de Informação: o profissional dessa área atuará no mercado de trabalho como Analista de Sistemas, Banco de Dados, Redes e de Requisitos, atuar com programação, entre outras funções. Como atribuição da profissão estão o desenvolvimento de sites, softwares, gerenciamento de tecnologia e mais.

Sistemas para Internet: o curso de Sistemas para internet é a área da tecnologia da informação que forma profissionais para elaborar, projetar, desenvolver, testar, implantar sites, portais e redes de internet. Pode atuar área de criação para web, projetos de interface, aplicações, além de desenvolver aplicativos.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: um dos cursos mais conhecidos de TI, o curso de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema tem a capacidade de formar profissionais para oferecer soluções computacionais e diferentes tipos de problemas. É possível também elaborar, projetar, implementar e manter sistemas informatizados.

Ciências da Computação: O curso Ciências da Computação tem como ênfase os diferentes sistemas computacionais. Esses profissionais possuem a habilidade para identificar as necessidades dos usuários e identificar soluções para problemas computacionais e a partir disso elaborar, planejar, implantar e testar novas tecnologias, aplicativos e softwares.

Ciência de Dados e Inteligência Artificial: O profissional formado no curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial pode atuar em empresas de diferentes segmentos, incluindo o setor de tecnologia, planejamento, consultoria, etc. A graduação prepara o estudante para possuir uma formação interdisciplinar e ter habilidades para auxiliar as organizações na tomada de decisões, a partir da coleta, gerenciamento e análise dos dados. Além disso, terá capacidade para explorar esses dados com o auxílio da inteligência artificial. O curso tem duração entre dois e três anos.

Engenharia de Software: Uma outra possibilidade de faculdade para quem gosta de tecnologia: curso de Engenharia de Software. O estudante desta área é preparado para atuar no mercado de trabalho com gerência, manutenção e teste de softwares. Trabalha com projetos, requisitos, processos e construção dos diferentes softwares.

Jogos Digitais: O curso de Jogos Digitais é um curso para quem gosta de tecnologia e jogos. O profissional formado na área atua com a criação de jogos, tendo uma formação atual e que permite trabalhar com os Games Eletrônicos para diferentes plataformas digitais (computador, tablet, Smartphone, etc). Startups, indústrias de jogos, empresas de tecnologia e instituições de ensino são alguns dos estabelecimentos com demanda para o tecnólogo em Jogos Digitais.

Plataforma oferece bolsas de estudo na área
Ficou interessado em se tornar um futuro profissional de Tecnologia da Informação? Por que não começar uma graduação agora mesmo? Faça como Rafael que conseguiu ingressar no curso de Sistemas de Informação com o apoio de uma bolsa de estudo do Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país. Para saber como funciona o programa basta acessar o site do Educa Mais, fazer a inscrição gratuitamente, pesquisar cidade e curso pretendido. Os descontos podem chegar até 70% no valor das mensalidades.

Veja também

Oito atletas desfalcam Santa por conta da Covid-19
Série C

Oito atletas desfalcam Santa por conta da Covid-19

Pesquisadores desenvolvem testes rápidos para diagnóstico de Covid-19
Saúde

Pesquisadores desenvolvem testes rápidos para diagnóstico de Covid-19