Uber passa a exigir CPF para corridas em dinheiro

As informações concedidas na hora de pedir a corrida pelo aplicativo serão analisadas pelo sistema para confirmar a veracidade antes do início da corrida.

Empresa justifica medida por falta de segurançaEmpresa justifica medida por falta de segurança - Foto: Fernanda carvalho/fotos públicas

 

A Uber começou a exigir o uso do CPF para corridas pagas a dinheiro. A medida, que começa a funcionar em São Paulo, funcionará para novos usuários ou pessoas já cadastradas que não tenham utilizado o serviço ainda. Em nota, a empresa informou que a medida, que inclui também a informação da data de nascimento, está sendo tomada por conta da "preocupação de motoristas parceiros a respeito da violência urbana, que impacta toda a comunidade e continua sendo um dos maiores desafios no Brasil".
As informações concedidas na hora de pedir a corrida pelo aplicativo serão analisadas pelo sistema para confirmar a veracidade antes do início da corrida. Pessoas que não quiserem informar o documento só conseguirão usar o serviço se optarem por outra forma de pagamento, como o cartão de crédito.
Segundo o Uber, outras medidas de segurança vêm sendo tomadas para melhorar a segurança dos motoristas e passageiros. No ano passado, uma análise de perfis fez com que alguns perfis fossem banidos.
Vínculo
Numa decisão inédita, que pode abrir precedentes, um juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região reconheceu vínculo empregatício entre a empresa de transporte urbano por aplicativo Uber no Brasil e um motorista que atendia pela companhia, de acordo com decisão proferida na última segunda-feira.
A decisão da 33ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte (MG) condenou o Uber no Brasil a assinar a Carteira de Trabalho do motorista e a pagar horas extras, adicional noturno, verbas rescisórias e restituição dos valores gastos com combustível e também com a água e balas oferecidas aos passageiros.

 

Veja também

Internado com Covid-19, idoso reencontra cachorrinha de estimação em despedida emocionante
Folha Pet

Internado com Covid-19, idoso reencontra cadela de estimação em despedida emocionante

Brasil chega a mais de 220 mil mortos pelo novo coronavírus
Covid-19

Brasil chega a mais de 220 mil mortos pelo novo coronavírus