notícias

Brasileiro que vive nos EUA paga outdoor pró-Trump em Governador Valadares

Imigrante que se define como conservador faz campanha pelo americano em sua cidade natal

Outdoor para campanha de Donald Trump, em Minas GeraisOutdoor para campanha de Donald Trump, em Minas Gerais - Foto: Reprodução

Morador dos EUA há mais de 30 anos, o empresário Edson Delana, 56, considera Donald Trump "o presidente mais conservador que o país já teve" - e, para ele, também o melhor. Naturalizado americano, o brasileiro votou no republicano em 2016, assistiu a seus comícios neste ano e faz campanha nas redes sociais pela sua reeleição no próximo dia 3 de novembro.

Edson decidiu deixar sua admiração pelo republicano explícita também no Brasil. Pagou um anúncio em dois outdoors de sua cidade natal, Governador Valadares, com a foto de Trump com o braço levantado, o slogan "Make america great again" (tornar a América grande outra vez") e os dizeres, em inglês e em português, "por Deus, pela família, pela vida, por Israel, pelo Brasil".

Ao lado, as palavras "Sou direita, sou conservador", sem assinatura, o que gerou especulação sobre a autoria da propaganda. A imagem viralizou na internet, especialmente por Governador Valadares se tratar de um dos maiores polos de saída de migrantes brasileiros para os EUA e por Trump ser conhecido por seu discurso e suas políticas anti-imigração.

À reportagem, Edson disse que não pertence a nenhum partido ou grupo organizado e explicou o que o levou a comprar o anúncio. "Não tenho nada a esconder. Quis mostrar que tem muito brasileiro que está com ele [Trump]", diz.

"Esse presidente é tão criticado pela mídia e pela esquerda porque não conhecem o que ele fez pelo país. É como ele fala, depois do Lincoln, ele foi o que fez mais coisas pelos negros, latinos", diz, elogiando a condução da economia pelo republicano e suas políticas sobre costumes. "Pessoalmente, ele não é conservador, mas o governo dele é ultraconservador. Ele é a favor da familia, a favor de Israel, não liberou dinheiro para aborto. Ele tem coragem"."

Casado com uma brasileira e pai de dois filhos, Edson mora na Flórida e vem a Governador Valadares de duas a três vezes ao ano, para visitar a mãe e os irmãos. É evangélico –"se define como discípulo de Jesus".

O brasileiro, que começou a vida nos EUA trabalhando com limpeza e hoje tem comércio, agências de seguros e outros investimentos, diz não considera que o presidente americano prejudique os imigrantes.

"Ele é um 'businessman', sabe que precisa dos imigrantes. Mas existem leis. Ele é a favor da imigração ilegal, quer deportar os que cometem crimes. E não tenho visto falar de deportação, tem muito tempo que não vejo ninguém ser deportado. Na época do Obama sempre tinha. O Obama falava que apoiava os imigrantes, mas deportou muito mais que o Trump."

Edson, que no Brasil votou em Lula em 2002 e agora é "100% Bolsonaro", diz que foi criticado por votar em Trump em 2016, mas que agora seus amigos brasileiros também votarão no magnata. "Eles me dão até boné do Trump de presente. A maioria dos brasileiros que chegam aqui torcem para o Partido de Democrata, de esquerda. Mas quando comecei a aprender sobre a história americana passei a ser conservador. De direita, eles falam. Sou mesmo."

Os outdoors devem ficar até a semana da eleição americana.

Veja também

Como a estrutura para crimes do jogo do bicho foi também usada para matar Marielle
MARIELLE FRANCO

Como a estrutura para crimes do jogo do bicho foi também usada para matar Marielle

Descobertas de pepita e tesouros fazem condado galês viver "febre do ouro"
MUNDO

Descobertas de pepita e tesouros fazem condado galês viver "febre do ouro"

Newsletter