Brasileiros perdem na final das duplas mistas no Pan

Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi foram derrotados pelos canadenses por 4 sets a 1 na final do tênis de mesa

Bruna Takahashi e Gustavo TsuboiBruna Takahashi e Gustavo Tsuboi - Foto: Alexandre Loureiro/COB

Os brasileiros Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi perderam a final do tênis de mesa na categoria de duplas mistas para os canadenses Eugene Wang e Mo Zhang por 4 sets a 1, e ficaram com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

Com a derrota neste jogo, o Canadá ultrapassou o Brasil no quadro geral de medalhas. Agora, canadenses e brasileiros têm 23 medalhas de ouro no Pan, mas o Canadá tem 38 de prata, contra 18 do Brasil.

Gustavo Tsuboi analisou o resultado e criticou a logística do torneio do tênis de mesa. “Treinamos e lutamos pelo ouro, mas infelizmente eles foram mais consistentes e conseguiram vencer os primeiros”, disse o mesatenista, que também destacou a forte sequência de jogos ao longo do dia. “Tá sendo duro aqui. A logística faz com que a gente tenha muitos jogos no mesmo dia”, afirmou.

O jogo

Os dois primeiros sets apresentaram equilíbrio entre as duplas canadense e brasileira, que brigaram ponto a ponto, mas com vantagem do Canadá por 2 sets a 0 (12/10 e 15/13) no primeiro terço do jogo.

No terceiro, Bruna e Gustavo reagiram, conseguindo uma vantagem mais ampla e fechando o set com 11/6. Já o quarto começou com os canadenses na frente, administrando a vantagem e ficando com 11/7, e resultado parcial de 3 sets a 1.

No quinto set, a dupla brasileira começou mais concentrada e logo abriu 3x0, mas Gustavo Tsuboi cometeu alguns erros e permitiu a virada dos canadenses para 5 a 3. Os brasileiros conseguiram reagir e empataram em 6x6. O jogo seguiu equilibrado, mas os canadenses fecharam o set em 12x10 e ficaram com a medalha de ouro.

Depois da partida, Gustavo Tsuboi avaliou a partida. “Confesso que ainda não pensei muito bem onde falhamos. Faltou aproveitar as oportunidades no primeiro e segundo sets. Poderíamos ter feito 2x0 e abrir vantagem no jogo”, avaliou Tsuboi. “Apesar da derrota, no fundo estamos satisfeitos de ganhar uma medalha pra nós e pro Brasil.” concluiu o mesatenista.

Hugo Hoyama, ex-mesatenista com dez ouros em Pans e atual treinador da seleção feminina, analisou o resultado. “Agora na final teve chances nos dois primeiros sets. E quando se perde chances dessas, é difícil reverter. Agora é pensar no individual e depois nas equipes. A derrota dói, mas, do jeito que a Bruna está treinando, ela tem capacidade pra chegar e surpreender no individual e na equipe.”

Leia também:
Calderano perde, mas tem melhor resultado em mundiais
Tênis de mesa do Brasil busca aproveitar embalo de Calderano
Provas de natação no Pan de Lima começam nesta terça (6)


Hoyama acha que o fato de Tsuboi ter disputado uma partida (pela dupla masculina) minutos antes não teve grande influência na derrota. “Acho que ele estava bem. Não acho que ele sentiu porque é um cara forte fisicamente. Perdemos mais na parte da tática, que os canadenses estavam bem. Eles tiveram mais tranquilidade nos finais de sets, e isso conta muito. Foi mérito do Canadá.”

Bronze na dupla feminina e final masculina

Na semifinal de duplas feminina, as brasileiras Bruna Takahashi e Jessica Yamada perderam para as irmãs Adriana e Melanie Díaz, de Porto Rico, por 4 sets a 2, e ficaram com o bronze, já que não há disputa de terceiro lugar.

Também nas duplas, mas na categoria masculina, Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano venceram Brian Afanador e Daniel Gonzalez, de Porto Rico, por 4 sets a 2, e vão fazer a final contra os argentinos Gaston Alto e Horacio Cifuentes.

Veja também

Confira a previsão do tempo para esta quarta (21) em Pernambuco
TEMPO

Confira a previsão do tempo para esta quarta (21) em Pernambuco

Ministério da Saúde fecha acordo com governo de SP para compra de 46 milhões de doses da Coronavac
Coronavírus

Ministério fecha acordo para 46 mi de doses da Coronovac e diz que vacina entra no calendário nacional