Brasileiros vão bem na natação e avançam às finais

Pernambucana Etiene Medeiros buscará medalha na prova que acontece na noite desta quinta (8), às 22h30, em Lima

Etiene é uma das brasileiras classificadasEtiene é uma das brasileiras classificadas - Foto: Alexandre Loureiro/COB

O Brasil começa muito bem o terceiro dia da natação nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Ao todo, sete atletas se classificaram para as finais. Com os resultados, o País lutará por nada menos que 15 medalhas em cinco categorias diferentes - 100 m estilo livre, 200 m peito, 100 m costas, 800 m estilo livre e no revezamento 4x100 m. As finais serão disputadas na noite desta quinta-feira (8), a partir das 22h30 (de Brasília).

Nas primeiras provas do dia, nos 100 m estilo livre, as brasileiras Larissa Oliveira (56s02) e Daynara Ferrira (56s65) logo garantiram presença na grande decisão, terminando com os quarto e sexto melhores tempos, respectivamente. No masculino, Marcelo Chierighini (49s02) e Breno Correia (49s24) repetiram o feito das compatriotas e avançaram com os segundo e quarto melhores marcas, respectivamente.

Depois, na categoria dos 100 m costas, o Brasil voltou a emplacar todos os seus representantes na grande decisão, com a recordista sul-americana dos 200m costas Fernanda Goeij (1m01s63) terminando com o quarto melhor tempo, enquanto Etiene Medeiros (1min02s85) ficou na sétima posição. No masculino, o brasileiro Guilherme Guido (54s52) acabou em segundo.

Por fim, na última categoria da tarde, o Brasil venceu sua série no 4x100 m medley misto e também garantiu presença na final. O quarteto formado por Vinicius Lanza, Jhennifer Conceição, Manuella Lyrio e Leonardo de Deus terminou a prova com o melhor tempo (3min52s42) da classificatória.

Como no Pan-Americano os 800 m estilo livre não possuem eliminatória, com a prova sendo disputada em final direta, balizada a partir dos tempos de inscrição, as brasileiras Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut estarão na final feminina, juntamente de Miguel Valente e Diogo Villarinho que disputarão a mascilina.

A única decisão sem representantes brasileiros será a dos 200 m peito, masculina e feminina, já que Pâmela Souza (2min32s11), Bruna Leme (2min35s20) e Caio Pumputis (2min14s77) não conseguiram a classificação e disputarão a Final B, sem possibilidade de medalhas.

As finais, de todas as categorias, serão disputadas ainda nesta quinta-feira (8), a partir das 22h30 (de Brasília).

Leia também:
Pan: Etiene busca o bicampeonato nos 100m costas
Etiene Medeiros conquista prata nos 50m costas

Veja também

Polícia apreende cabos de energia elétrica e fios de cobre em operação na RMR
Operação Tentáculos

Polícia apreende cabos de energia elétrica e fios de cobre em operação na RMR

Morre aos 87 anos o cientista Paul Crutzen, que ajudou a salvar a camada de ozônio
Luto

Morre aos 87 anos o cientista Paul Crutzen, que ajudou a salvar a camada de ozônio