Notícias

Brigadistas atuarão em assentamentos rurais de Pernambuco

Contratações de brigadistas serão feitas para os municípios de Petrolina e Serra Talhada, ambas do Sertão do Estado

Segundo dados INPE, 9.806 focos de calor foram registradosno Estado durante o ano de 2017, sendo 67,3% deles em área de CaatingaSegundo dados INPE, 9.806 focos de calor foram registradosno Estado durante o ano de 2017, sendo 67,3% deles em área de Caatinga - Foto: Ibama / divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a contratar brigadistas paras atividades de Manejo Integrado do Fogo em cidades com foco de atuação em terras indígenas, projetos de assentamento e áreas quilombolas. Em Pernambuco, as contratações serão feitas para os assentamentos rurais dos municípios de Petrolina e Serra Talhada, em consideração ao histórico de concentração de focos de calor e a presença de áreas federais em situação crítica quanto à ocorrência de incêndios florestais.

Segundo dados de monitoramento fornecidos pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 9.806 focos de calor foram registrados em Pernambuco durante o ano de 2017, sendo 67,3% desse total localizados na área de abrangência do bioma Caatinga. 

“As queimadas são ferramentas tradicionais que o agricultor utiliza para preparação do solo para o plantio, para renovação de pastagens, etc. Quando ela é feita conforme as exigências de uma queima controlada, é permitida por lei”, explicou o analista ambiental do Prevfogo/PE, Luiz Otávio Corrêa. O grande problema é que a maioria dos agricultores ainda realiza o modo ilegal.

Leia também:
Devido a risco de queimadas, PE e 19 estados têm áreas em emergência ambiental, reconhece União
Bonito-PE muda política ambiental para dar mais direitos aos rios



Em Petrolina, serão ofertadas 12 vagas para os cargos de brigadistas, duas para chefe de esquadrão e uma para chefe de brigada. As inscrições podem ser feitas no dia 17 e 18 de maio (das 14h às 17h) na Sala de Cidadania da Superintendência Regional do INCRA em Petrolina. Em Serra Talhada, o período de inscrição é de 15 a 16 de maio (das 8h às 12h).

Serão 24 vagas para brigadistas, quatro para chefe de esquadrão e uma para chefe de brigada. Os interessados devem se apresentar na Secretaria Municipal de Agricultura Familiar de Serra Talhada. 

Veja também

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão
Rio de Janeiro

Filho de mulher presa no banco diz que mãe agia sob efeito de remédios para depressão

Colisão entre viatura da PM e motocicleta deixa trânsito lento na avenida Agamenon Magalhães
Recife

Colisão entre viatura da PM e motocicleta deixa trânsito lento na avenida Agamenon Magalhães

Newsletter