Avião argentino

Bulgária entrega possíveis destroços de avião argentino que caiu na Antártica em 1976

Os restos são de "um veículo militar que coincide com os de uma aeronave"

A marinha búlgara entregou à base naval argentina destroços que podem pertencer ao avião Neptune 2-P-103 da Armada ArgentinaA marinha búlgara entregou à base naval argentina destroços que podem pertencer ao avião Neptune 2-P-103 da Armada Argentina - Foto: Diego Izquierdo/AFP

A marinha búlgara entregou à base naval argentina destroços que podem pertencer ao avião Neptune 2-P-103 da Armada Argentina, que sofreu um acidente em 1976, no qual 10 militares e um jornalista morreram.

Durante um encontro a bordo do navio búlgaro na Base Naval de Mar del Plata, ao sul de Buenos Aires, "foi formalizada a entrega às autoridades navais argentinas por meio da assinatura de uma ata de recebimento do material", informou a marinha argentina em comunicado.

Os restos são de "um veículo militar que coincide com os de uma aeronave", detalhou a marinha argentina.

De acordo com a agência estatal Télam, algumas das peças encontradas tinham inscrições em espanhol e a imagem do 'Sol de Mayo', característico dos lemes direcionais das aeronaves da Aviação Naval. Foi assim que os restos foram relacionados ao Neptune 2-P-103.

Os materiais foram encontrados em 15 de janeiro por pessoal do navio búlgaro durante suas tarefas de pesquisa durante sua campanha anual na Antártica, informou a Télam.

No comunicado, a Armada Argentina explicou que "com o objetivo de encontrar indícios que ajudassem a identificar a origem das partes previamente encontradas, as autoridades búlgaras enviaram um grupo de alpinistas e pesquisadores".

"Eles conseguiram encontrar mais elementos, que também foram embarcados", detalhou.

O Neptune 2-P-103 caiu em 15 de setembro de 1976 e pertencia à Esquadrilha Aeronaval de Exploração da Armada Argentina.

O avião decolou da Base Aeronaval de Río Grande, na província argentina da Terra do Fogo, com o objetivo de realizar um voo de reconhecimento sobre o Estreito de Drake e as ilhas Shetland do Sul, durante a Campanha Antártica Argentina 1976-1977.

Uma equipe de resgate foi enviada de helicóptero, mas, devido às más condições climáticas, caiu em terra e os três tripulantes morreram. Foi então que a busca foi suspensa.

Veja também

Lembra quando Bolsonaro era o fascista?', questiona filho de John Lennon, Sean Ono
Política

Lembra quando Bolsonaro era o fascista?', questiona filho de John Lennon, Sean Ono

Estudo indica que bonobos são mais agressivos do que se pensava
Bonobos

Estudo indica que bonobos são mais agressivos do que se pensava

Newsletter