Buracos mudam rota de ônibus em Olinda
Precariedade de vias em Rio Doce levou à alterações no itinerário de linhas até que os problemas sejam sanados
Obras que parecem não ter fim e uma série de crateras tornam intransitável um largo trecho da Avenida Brasil, em Rio Doce, Olinda. Tanto, que duas linhas de ônibus que têm a via no seu itinerário precisaram mudar sua rota para evitar a buraqueira. De acordo com o Grande Recife Consórcio, o transtorno ocorre desde o dia 8 deste mês porque a prefeitura não recapeou as ruas. A Prefeitura transfere a responsabilidade para a Compesa, de quem seria a competência de uma obra inconveniente ao tráfego.
O gerente de um comércio local de produtos automobilísticos, que não quis ser identificado, conta que as obras perduram há semanas e estima que perdeu 50% de sua clientela. “São recorrentes os acidentes aqui envolvendo carro, moto ou ônibus. Tudo o que fazem aqui pra resolver esses buracos é paliativo”, criticou. A estudante Sara Larisse Ferreira, moradora de Rio Doce, diz que o transporte público foi seriamente afetado pelas obras na via. “Quando o ônibus passa em dias de chuva nesses buracos acaba colocando todo mundo que usa o serviço em risco. Podemos nos machucar até caindo dentro do próprio ônibus quando ele passa pelos buracos.”
O representante comercial Robson de Carvalho, de 37 anos, diz que, por ser morador de Rio Doce desde que nasceu, é conhecedor de todos os buracos e precariedades das redondezas, mas já testemunhou vários acidentes na vizinhança. “Recentemente um rapaz entrou com a roda esquerda do carro toda em um dos buracos, inclusive tiveram que levantar o carro dele para poder removê-lo. Isso além dos demais motoristas que rasgam seus pneus”, diz Robson.
“Esse caos da Avenida Brasil já é antigo em caso de chuva, sempre que chove fica desse jeito. Acredito que a parte de hidráulica seja antiga e não está mais suportando com o aumento da população. O meu comércio, que é perto de paradas de ônibus, fica completamente afetado”, conta Flávio Brito, 50, vendedor de materiais de construção na Avenida Brasil, e completa: “A água entra aqui dentro quando o ônibus passa, mas nesse caso, nem o ônibus está passando”, completa Brito, sobre o transtorno causado.
A Avenida Brasil não foi a única queixa de buracos na Região Metropolitana do Recife. A Rua Canário do Império e a Avenida Asa Branca, na divisa de Olinda e Paulista, no Grande Recife, estão bloqueadas devido à falta de condições viárias para o transporte dos passageiros. Foram afetadas as linhas 884 - Jardim Brasil/Rio Doce e 885 - Sítio Novo/Rio Doce, que deixaram de atender às ruas citadas e, consequentemente, ao bairro de Jardim Maranguape (Maranguape Zero).
Contatada pela reportagem, a Prefeitura de Olinda afirmou que vai enviar uma equipe ao local para reavaliar a situação das vias. “Em resposta à demanda na Avenida Asa Branca, no bairro de Rio Doce, a Secretaria de Serviços Públicos de Olinda informa que, no trecho que compete ao municípiso, uma empresa já foi contratada e os recursos já estão no planejamento para realizar a devida recuperação da via, considerado um importante corredor de circulação de veículos. Já em relação à Rua Canário do Império, no mesmo bairro, de acordo com o secretário de Serviços Públicos, Evandro Avelar, o trecho não apresenta o mesmo grau de danos no pavimento”, declarou em nota.
Veja também

Vacina em Pernambuco
Pernambuco segue com campanha de vacinação contra Covid-19 com profissionais de saúde
