Buscas por 'cloroquina' na internet crescem 3000% nos últimos 30 dias

Segundo a plataforma Google Trends, que monitora as tendências de busca, o Brasil é o país que mais pesquisa sobre o medicamento, seguido pelo Equador, Moçambique, Venezuela e Nicarágua

HidroxicloroquinaHidroxicloroquina - Foto: Divulgação/MS

As buscas no Google pelo termo "cloroquina" cresceram aproximadamente 3000% no País nos últimos 30 dias. Segundo a plataforma Google Trends, que monitora as tendências de busca, o Brasil é o país que mais pesquisa sobre o medicamento, seguido pelo Equador, Moçambique, Venezuela e Nicarágua.

O pico das buscas pelo termo foi no dia 22 de março, um dia após a publicação de um vídeo nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No vídeo, Bolsonaro diz que os laboratórios do exército ampliariam a produção da cloroquina e que equipes do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, já tinham utilizado o medicamento no tratamento de pacientes com a Covid-19.

Leia também:
Instituto de infecções dos EUA contraindica hidroxicloroquina e azitromicina
Autores de pesquisa sobre cloroquina no Amazonas recebem ameaças
'Cloroquina está sendo vista como salvadora, mas não é', diz médica do Incor

O uso da substância para o tratamento da doença causada pelo novo coronavírus ainda é alvo de estudos e não teve sua eficiência comprovada. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (Niaid, na sigla em inglês), dos EUA, contraindicou o uso da combinação de hidroxicloroquina e azitromicina para tratamento da Covid-19. Segundo o documento, a associação entre os dois medicamentos não é recomendada devido à alta toxicidade da combinação.

O estudo afirma que ainda não há dados que comprovem a eficácia da cloroquina ou da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

No Brasil, o Ministério da Saúde orienta que o medicamento seja utilizado apenas no tratamento de casos mais graves. Atualmente, não há vacina ou tratamento comprovado contra a Covid-19.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Maestro Geraldo Menucci, primeiro regente da Banda Sinfônica do Recife, morre de Covid-19
Luto

Maestro Geraldo Menucci, primeiro regente da Banda Sinfônica do Recife, morre de Covid-19

Ministério Público denuncia homem preso por furto de bicicleta no Leblon
Crime

Ministério Público denuncia homem preso por furto de bicicleta no Leblon