Notícias

Cabo de Santo Agostinho revoga reabertura do comércio após recomendação do MPPE

Prefeitura havia publicado decreto com volta das atividades nesta quinta-feira (4)

Revogação foi discutida em reunião do prefeito Lula Cabral com representantesRevogação foi discutida em reunião do prefeito Lula Cabral com representantes - Foto: Ana Cristina Lima/Prefeitura do Cabo

Prevista para ocorrer nesta quinta-feira (4), a partir de determinação de um decreto municipal, a reabertura do comércio no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, foi revogada pela prefeitura da cidade. A gestão municipal atendeu a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco para que os municípios pernambucanos sigam o estabelecido no Decreto Estadual nº 49.055, de 31 de maio de 2020, para a retomada do funcionamento de comércio e serviços.

Em recomendação emitida nessa quarta-feira (3), o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, alertou os prefeitos de que é possível restringir ainda mais as medidas preconizadas pelo decreto estadual, mas não é possível relaxá-las.

Leia também:
Reabertura do comércio revela cisão entre Prefeitura de Petrolina e Governo
Cabo inaugura Hospital de Campanha Ricardo Brennand


“A adoção de qualquer medida legislativa pelos municípios que se afaste das diretrizes estabelecidas pela União e pelo Estado de Pernambuco configura violação ao pacto federativo e à divisão espacial do poder instrumentalizada na partilha constitucional de competências, colocando em risco os direitos fundamentais à saúde e à vida, sobretudo pela sobrecarga e colapso do sistema de saúde, em razão do descontrole na disseminação viral”, diz trecho do documento.

O prefeito do Cabo, Lula Cabral, se reuniu com representantes dos segmentos econômicos no município para informar sobre a revogação do decreto municipal. O plano de flexibilização montado pela prefeitura previa, por exemplo, o funcionamento com horário reduzido, das 10h às 18h, das atividades de comércio e serviços, salões de beleza e restaurantes.

O Shopping Costa Dourada, instalado na cidade, voltaria a funcionar das 12h às 20h, com cinemas fechados. Templos religiosos e academias de ginástica também teriam abertura liberada, mas com públicos reduzidos.

Coronavírus no Cabo
De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nessa quarta-feira (3), o Cabo de Santo Agostinho tem 682 casos confirmados de Covid-19. O balanço aponta ainda 98 óbitos na cidade e 228 pacientes recuperados.

Decreto estadual
De acordo com o plano de reabertura do Governo do Estado, a retomada da atividade econômica será feita em 11 semanas, de forma gradual. Foram liberados para funcionamento lojas de material de construção e delivery de comércio não essencial desde a última segunda-feira (1º).

Na segunda-feira (8) retomam o funcionamento, com restrições, a construção civil e o comércio atacadista. E a partir de 15 de junho podem reabrir serviços como salão de beleza e lojas de bairro.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Contágios da varíola do macaco geram preocupação na Europa
Saúde

Contágios da varíola do macaco geram preocupação na Europa

Paulista realiza vacinação contra a Covid-19 em seis polos neste sábado
Saúde

Paulista realiza vacinação contra a Covid-19 em seis polos neste sábado