EDUCAÇÃO

Cabo divulga cronograma de retorno às aulas presenciais da rede municipal

Foto: divulgação

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, divulgou o cronograma de volta às aulas presenciais dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

O retorno será gradual por turmas a partir do dia 8 de setembro, começando pelos alunos dos 6ª, 7ª, 8ª e 9ª anos e Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) dos anos finais (ver cronograma abaixo).

Todo o processo de retomada das aulas presenciais seguirá os protocolos sanitários elaborados seguindo as recomendações do Governo do Estado, Ministério da Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime) e entre outras instituições.

A volta às aulas presenciais não será obrigatória para todos os estudantes. Os alunos os quais os pais optarem pelo não retorno, continuarão tendo as aulas de forma remota através do caderno de atividades, que é entregue bimestralmente aos discentes, e aulas assíncronas.

“Avaliamos semana a semana os avanços da pandemia no nosso município e estado. Como os índices de casos vêm diminuindo, decidimos retomar em setembro as aulas presenciais”, afirmou o secretário municipal de Educação, Heberte Gomes. 
 

O cronograma de retomada às aulas presenciais foi elaborado por uma comissão com membros das secretarias municipais de Educação e Saúde e apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. Todos os profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino já foram vacinados com a primeira dose contra Covid-19 e a previsão é que recebam a segunda dose do imunizante no fim de agosto. 

Todas as instituições receberam visitas técnicas para a adequação dos espaços às aulas presenciais e 70% das unidades escolares passaram por reformas ou algum tipo de intervenção. Além da estrutura física, todas as unidades serão contempladas com álcool em gel, termômetros e lavatórios para as mãos, assim como serão entregues máscaras para estudantes, docentes e trabalhadores da educação.

“Nosso compromisso é levar educação de qualidade para nossos estudantes e investimos na estrutura das instituições municipais para termos um retorno seguro para nossos professores, trabalhadores da educação e alunos”, reforçou o prefeito Keko do Armazém. 

Confira o calendário de retorno às aulas presenciais:

23/08 – Acolhida dos professores anos finais e EJAI
24 e 25/08 – Nivelamento do protocolo sanitário local; planejamento de acolhida dos estudantes e diálogos com pais e responsáveis com professores dos anos finais e Ejai anos iniciais
26 e 27/08 – Reunião com pais e responsáveis dos alunos dos anos finais e Ejai anos iniciais 
31/08 – Acolhida dos professores da Educação Infantil, anos iniciais e EJAI anos iniciais
1 e 02/09 – Nivelamento do protocolo sanitário local; planejamento de acolhida dos estudantes e diálogos com pais e responsáveis com professores da Educação Infantil, anos iniciais e Ejai anos iniciais
03 e 06/09 – Reunião com pais e responsáveis dos alunos da Educação Infantil, anos iniciais e Ejai anos iniciais 
08/09 – Retorno dos 6ª, 7ª, 8ª e 9ª anos; Ejai anos finais
14/09 – Retorno dos 1ª, 2ª, 3ª e 4ª anos; e EJAI anos iniciais
21/09 – Retorno Educação Infantil

Veja também

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais
MUNDO

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Newsletter