Caio Bonfim, da marcha, é pego em teste de doping

Destaque da marcha atlética nacional, Caio Bonfim testou positivo para uso de diurético e pegou pena de seis meses

Caio Bonfim, da marcha atléticaCaio Bonfim, da marcha atlética - Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

Principal nome da marcha atlética masculina do Brasil, o brasiliense Caio Bonfim, de 27 anos, foi suspenso após ter testado positivo em exame antidoping realizado nos dias 28 e 30 de maio de 2017, antes de participar de uma prova em La Coruña, na Espanha, a qual terminou na sexta colocação.

Caio Bonfim foi flagrado por uso da substância Bumetanida, um diurético proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada) e que pode gerar suspensões de seis meses a quatro anos, dependendo da análise do caso. Os diuréticos podem ser utilizados com objetivos diversos, entre eles para mascarar o uso de outras substâncias ilegais.

O atleta pegou seis meses de suspensão, contando desde 1º de março deste ano, estando, portanto, de volta em setembro. Apesar da pena, Caio Bonfim não perdeu a medalha de bronze conquistada no Mundial de Atletismo realizado em agosto do ano passado. Um resultado histórico para ele e para o País. Antes, nos Jogos Rio-2016, ele também havia feito história ao terminar em quarto lugar.

Leia também:

Caio Bonfim superou limitações para brilhar no Mundial
Caio Bonfim faz história e é bronze no Mundial de Londres

Caio Bonfim foi notificado do exame em julho do ano passado. Com a proximidade do Mundial de Atletismo, que seria no mês seguinte, preparou uma defesa oficial na qual alegou contaminação cruzada em um dos suplementos que usa. O foco do brasiliense no momento está voltado para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, no próximo ano. Ele se recupera de uma lesão no quinto metatarso do pé esquerdo.

Veja também

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro
Saúde

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada
Governo Federal

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada