Notícias

Câmara aprova aumento de pena para maus-tratos a cães e gatos

O texto acatado é o substitutivo da comissão especial para o projeto do deputado Fred Costa (Patriota-MG) e prevê reclusão de dois a cinco anos

Gato beijando uma florGato beijando uma flor - Foto: Alex Bargain/Pexels

O plenário da Câmara aprovou na tarde desta terça-feira (17) projeto de lei que aumenta a punição para quem abusa, fere ou mutila cães e gatos. A proposta ainda será analisada pelo Senado.

Em meio ao fechamento de uma rinha internacional de cães e o resgate de pit bulls em São Paulo, os deputados aprovaram, na segunda (16), urgência na proposta.

O texto acatado é o substitutivo da comissão especial para o projeto do deputado Fred Costa (Patriota-MG) e prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda de animal, segundo informações da Câmara.

Leia também:
Comissão analisa projeto que aumenta pena para maus-tratos a animais
Senado deve votar projeto que proíbe sacrifício de animais de rua


Mas apenas para cães e gatos. Para os outros animais a pena não muda. A Lei de Crimes Ambientais determina detenção de três meses a um ano e multa para casos de maus-tratos. Ao contrário da detenção, a reclusão pode ser imediatamente cumprida em regime fechado.

Na segunda, quando o texto foi aprovado em comissão especial, o relator, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), disse que a reclusão é mais indicada para os crimes contra cães e gatos, que são "os animais mais adotados como estimação e estabelecem relação de intimidade" com os tutores.

"Para evitarmos que aquele que pratica maus-tratos a animais possa sair na mesma hora ou no mesmo dia da delegacia. Uma lei que faça com que o cidadão tenha medo de maltratar o animal e possa produzir exemplos para pessoas que estejam mal-intencionadas: se fizer aquilo, vai para o presídio", disse Sabino.

A pena atual é considerada branda por permitir aos agressores ficarem em liberdade e converterem a punição em prestação de serviço.

A localização da rinha reacendeu a cobrança por leis mais severas, e defensores da causa animal voltaram a compartilhar a hashtag #cadeiaparamaustratos.

Veja também

Chefe de direitos humanos da ONU diz estar "horrorizado" após 300 corpos serem encontrados em valas
Faixa de Gaza

Chefe de direitos humanos da ONU diz estar "horrorizado" após 300 corpos serem encontrados em valas

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano
recife

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano

Newsletter