Câmara do Recife aprova requerimento para antecipar feriados municipais

Objetivos da mudança é aumentar os índices de isolamento social no Recife e combater a Covid-19

Recife, capital de PernambucoRecife, capital de Pernambuco - Foto: Rafael Furtado

Vereadores do Recife aprovaram por unanimidade, em votação nesta segunda-feira (25), um requerimento para antecipar os feriados municipais de 2020 na Cidade por causa da pandemia de Covid-19. Após a votação dos parlamentares, o tema segue para aceitação da indicação ou não pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio. O mês de junho deverá ser utilizado para as trocas das datas.

Medida semelhante foi adotada em São Paulo, onde um "megaferiado" de seis dias acaba nesta segunda. Geraldo Julio falou sobre o tema em coletiva virtual nesta segunda. Segundo o gestor, a análise da antecipação está sendo feita pela prefeitura. "Queremos tomar todas as atitudes para salvar mais vidas através do isolamento social. Continuamos analisando os dados para tomar as providências e há a possibilidade de antecipação de feriados nos próximos dias", disse o prefeito.

"Queremos tomar todas as atitudes que possam ajudar a salvar vidas através do isolamento, que é o instrumento mais forte para enfrentamento da pandemia no mundo inteiro", acrescentou Geraldo.

Leia também:
Recife registra melhor isolamento social entre capitais
Isolamento social cresce 10% na primeira semana de quarentena mais rígida


De autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB), um dos principais objetivos da mudança dos feriados é aumentar os índices de isolamento social no Recife, como forma de combate à doença. “Qualquer iniciativa para o enfrentamento do coronavírus é muito importante. Não é uma ação isolada que irá trazer resultados positivos e, sim, uma soma de esforços nesse sentido. Diante disso, dei entrada a esse requerimento e peço o apoio dos nobres vereadores da Casa para que seja aprovado”, explicou o vereador.

Segundo a Lei Municipal nº 9.777 de junho de 1967, o Recife tem quatro feriados municipais: Sexta-Feira Santa (este ano celebrada em 10 de abril), o São João (24 de junho), Nossa Senhora do Carmo (16 de julho) e Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Vacina cubana Abdala contra Covid-19 tem eficácia de 92%
VACINA Abdala

Vacina cubana Abdala contra Covid-19 tem eficácia de 92%

Colômbia supera 100 mil mortes por Covid-19 e governo culpa protestos
COVID-19

Colômbia supera 100 mil mortes por Covid-19 e governo culpa protestos