Notícias

Campanha arrecada fundo para tratamento de Ana Lis, de 1 ano e 2 meses

Menina tem Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), Alergia a Múltiplas Proteínas Alimentares e Imunodeficiência Humoral

Campanha arrecada fundos para tratamento de Ana LisCampanha arrecada fundos para tratamento de Ana Lis - Foto: Reprodução

Familiares e amigos da pequena Ana Lis, de 1 ano e 2 meses, realizam campanha para arrecadar dinheiro, através de uma vaquinha na internet, para os gastos do tratamento da menina, que tem Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), Alergia a Múltiplas Proteínas Alimentares e Imunodeficiência Humoral.

Ainda durante o primeiro mês de vida, Ana Lis, que mora com a mãe e o irmão de 5 anos no município de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco, apresentou os primeiros sintomas de APLV, chegando a ser internada por desidratação. Aos 40 dias, exames laboratoriais identificaram a alergia e ainda denunciaram a ausência de Imunoglobulina A (IgA) - a deficiência faz com que ela tenha uma maior facilidade de contrair infecções.

Com 4 meses, ao serem introduzidas frutas e legumes, a menina começou a apresentar reações anafiláticas graves e esses alimentos foram adiados e, mais tarde, com novos testes, foi dado o diagnóstico de Alergia a Múltiplas Proteínas Alimentares.

Leia também:
Campanha da Páscoa arrecada alimentos para famílias do Recife
Campanha arrecada fundos para retirada de tumor de maquiadora cearense


No último dezembro, Ana Lis foi submetida a uma Endoscopia Digestiva Alta (EDA) para verificação de Doença Eosinofílica. A doença foi descartada, porém, devido ao uso de algumas drogas, ela teve reações alérgicas, com comprometimento cardíaco durante o centro cirúrgico. Hoje a menina consegue se alimentar com banana, maçã, melancia, biscoito de arroz e pão limpo de leite. Além de uma fórmula que substitui o leite.

Devido à falta de sucesso nos tratamentos que Ana Lis estava recebendo em Pernambuco, foi indicado uma alternativa, fora do Estado, na qual, a partir de exames de sangue e testes respiratórios e cutâneos, será desenvolvido um plano terapêutico. O objetivo é propor um cardápio rotativo, que tenta ‘enganar’ o sistema imunológico para que haja aceitação.

As consultas são realizadas com grupos de pacientes, cada vez agendadas em estados diferentes. “Em fevereiro, aconteceu no Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão, mas não deu para ir devido aos custos”, explicou a fonoaudiólogaAna Carolina Rosendo, mãe de Ana Lis. Além do tratamento, o dinheiro arrecadado também será utilizado para comprar uma caneta de adrenalina para ser utilizada em situações de emergência.

A campanha busca arrecadar R$ 22 mil e conta com a solidariedade das pessoas para atingir a meta e dar o tratamento adequado à menina.

Veja também

Acordo entre a PCR e 99 Táxi disponibiliza transporte para pacientes da Rede Pública de Saúde
Mobilidade

Acordo entre a PCR e 99 Táxi disponibiliza transporte para pacientes da Rede Pública de Saúde

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros
Aena

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros

Newsletter