Campanha convida usuários e funcionários de ônibus a embarcar como se tivesse deficiência
Ação faz com que motoristas, cobradores e passageiros sintam na pele a situação de idosos e pessoas com deficiência no transporte público
A manhã desta quarta-feira (15) teve espaço para a empatia no Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Através da campanha “E se fosse você?”, promovida pelo Grande Recife Consórcio, motoristas de ônibus, cobradores e passageiros puderam vivenciar o uso do transporte público na pele de idosos ou pessoas com deficiência.
“As pessoas que passam pela alteridade de se colocar no lugar do outro não apenas mudam o seu comportamento como multiplicam essa reflexão”, descreve Marcus Petrônio, gerente de Relacionamentos do Grande Recife Consórcio. Os operários de transporte ou usuários que aceitaram participar da campanha foram convidados a embarcar no ônibus utilizando muletas, cadeira de rodas, óculos embaçados ou protetores auriculares.
Leia também:
Deficientes visuais ganham maior autonomia com óculos inteligente
A era dos 'superidosos': a vida depois dos 80 anos
BRK Ambiental investirá mais R$ 492 milhões no Grande Recife
A ação, que teve início às 8h da manhã, faz parte do Programa Gentileza Faz a Diferença e segue, pelos próximos meses, em outras unidades de Terminais Integrados até o fim do ano da RMR. Ao todo, na região, 1,8 milhão de pessoas utilizam o sistema de transporte público diariamente, sendo 35 mil com algum tipo de deficiência.