Campanha da Fraternidade 2020 é lançada no Recife

O evento, ocorrido no Hospital da Restauração também marcou o início da Quaresma

Campanha da Fraternidade 2020, no auditório do Hospital da Restauração.Campanha da Fraternidade 2020, no auditório do Hospital da Restauração. - Foto: Ed Machado/ Folha de Pernambuco

Foi lançada na tarde desta quarta-feira (26) a Campanha da Fraternidade 2020 (CF) no território da Arquidiocese de Olinda e Recife. O marco foi celebrado no auditório do Hospital da Restauração por Dom Fernando Saburido. Neste ano o tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, inspirado em Santa Dulce dos Pobres, canonizada recentemente pelo Vaticano.

O evento marcou o início da Celebração Eucarística de Cinzas, que marca o início da Quaresma. Segundo os católicos o período é marcado por penitência, oração, jejum e caridade. A contagem de 40 dias define a preparação que antecede a Páscoa. Na ocasião estiveram presentes também funcionários do hospital, familiares de pacientes e outros religiosos.

Leia também:
Arquidiocese lança nesta Quarta-Feira de Cinzas a Campanha da Fraternidade 2020
Posições sobre celibato causam polêmica no Vaticano
Lula se encontra com papa Francisco e cita 'conversa sobre mundo mais justo'


“Estamos mais uma vez tratando da questão da vida, como dom de Deus e compromisso da comunidade. O lema da campanha é muito importante, porque faz ligação com o evangelho do bom samaritano que teve compaixão e que cuidou dele”, disse o arcebispo Dom Fernando Saburido. O representante da Arquidiocese ainda ressaltou a importância da Quaresma junto ao evento da Campanha da Fraternidade.

Em anos anteriores na CF os temas centrais diziam sobre respeito ao direito à moradia, à chaga da violência, ao problema do saneamento básico, à situação do tráfico humano e também à situação agrária.  

Após a celebração da missa, o metropolita e o bispo auxiliar, Dom Limacêdo Antônio visitaram duas alas do Hospital da Restauração (HR) para ministrar o sacramento da Unção dos Enfermos aos pacientes do hospital. 

Simbolismo 

O Hospital da Restauração foi escolhido para o lançamento da Campanha da Fraternidade e a celebração de Cinzas pelo simbolismo da unidade de saúde para todos os pernambucanos. Convergem para o HR pacientes da capital e do interior do Estado de todas as classes sociais.

Além disso, na edição deste ano a CF está centrada na figura e no exemplo de Santa Dulce dos Pobre. No evento foi recordado o que Santa Dulce dizia: "O importante é fazer a caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus".

As atitudes da homenageada foram elogiadas pelo arcebispo. “Ela construiu uma verdadeira obra hospitalar a partir de um galinheiro. Nunca negou assistência a ninguém, todos que chegavam até o hospital eram acolhidos da maneira que se podia”, disse o representante do Vaticano. 

Veja também

Pernambuco registra 1.450 novos casos e 29 óbitos por Covid-19
Coronavírus

Pernambuco registra 1.450 novos casos e 29 óbitos por Covid-19

Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos
Saúde

Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos