Campanha da Fraternidade 2020 é lançada no Recife

O evento, ocorrido no Hospital da Restauração também marcou o início da Quaresma

Campanha da Fraternidade 2020, no auditório do Hospital da Restauração.Campanha da Fraternidade 2020, no auditório do Hospital da Restauração. - Foto: Ed Machado/ Folha de Pernambuco

Foi lançada na tarde desta quarta-feira (26) a Campanha da Fraternidade 2020 (CF) no território da Arquidiocese de Olinda e Recife. O marco foi celebrado no auditório do Hospital da Restauração por Dom Fernando Saburido. Neste ano o tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, inspirado em Santa Dulce dos Pobres, canonizada recentemente pelo Vaticano.

O evento marcou o início da Celebração Eucarística de Cinzas, que marca o início da Quaresma. Segundo os católicos o período é marcado por penitência, oração, jejum e caridade. A contagem de 40 dias define a preparação que antecede a Páscoa. Na ocasião estiveram presentes também funcionários do hospital, familiares de pacientes e outros religiosos.

Leia também:
Arquidiocese lança nesta Quarta-Feira de Cinzas a Campanha da Fraternidade 2020
Posições sobre celibato causam polêmica no Vaticano
Lula se encontra com papa Francisco e cita 'conversa sobre mundo mais justo'


“Estamos mais uma vez tratando da questão da vida, como dom de Deus e compromisso da comunidade. O lema da campanha é muito importante, porque faz ligação com o evangelho do bom samaritano que teve compaixão e que cuidou dele”, disse o arcebispo Dom Fernando Saburido. O representante da Arquidiocese ainda ressaltou a importância da Quaresma junto ao evento da Campanha da Fraternidade.

Em anos anteriores na CF os temas centrais diziam sobre respeito ao direito à moradia, à chaga da violência, ao problema do saneamento básico, à situação do tráfico humano e também à situação agrária.  

Após a celebração da missa, o metropolita e o bispo auxiliar, Dom Limacêdo Antônio visitaram duas alas do Hospital da Restauração (HR) para ministrar o sacramento da Unção dos Enfermos aos pacientes do hospital. 

Simbolismo 

O Hospital da Restauração foi escolhido para o lançamento da Campanha da Fraternidade e a celebração de Cinzas pelo simbolismo da unidade de saúde para todos os pernambucanos. Convergem para o HR pacientes da capital e do interior do Estado de todas as classes sociais.

Além disso, na edição deste ano a CF está centrada na figura e no exemplo de Santa Dulce dos Pobre. No evento foi recordado o que Santa Dulce dizia: "O importante é fazer a caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus".

As atitudes da homenageada foram elogiadas pelo arcebispo. “Ela construiu uma verdadeira obra hospitalar a partir de um galinheiro. Nunca negou assistência a ninguém, todos que chegavam até o hospital eram acolhidos da maneira que se podia”, disse o representante do Vaticano. 

Veja também

Pandemia de Covid causou aumento de mortes por malária em 2020, diz OMSMalária

Pandemia de Covid causou aumento de mortes por malária em 2020, diz OMS

Projeto cria cadastro nacional de pedófilosJustiça

Projeto cria cadastro nacional de pedófilos