Campanha da Fraternidade faz apelo pelo meio ambiente

Campanha alerta pela defesa dos biomas brasileiros

Dom Fernando Saburido planta muda de pau-brasilDom Fernando Saburido planta muda de pau-brasil - Foto: Léo Motta/Folha de Pernambuco

Foi em meio à rica biodiversidade que abrange os mais de 30 hectares de Mata Atlântica do Jardim Botânico do Recife, às margens da BR-232, que ocorreu o lançamento da Campanha da Fraternidade nesta Quarta-Feira de Cinzas pela Arquidiocese de Olinda e Recife. A campanha deste ano tem como principal temática o cuidado e proteção com o meio ambiente, com o lema "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida". A intenção é alertar para a preservação dos últimos 8,5% de Mata Atlântica ainda existentes no Brasil. Logo após uma caminhada em meio ao jardim, a ação foi marcada com o plantio de uma muda de pau-brasil.

Durante uma breve explanação sobre a campanha deste ano, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, contextualizou os recentes desastres. Ele deu como exemplos o caso da barragem de Mariana, em Minas Gerais, e os crescentes surtos de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, reflexos da interferência humana, muitas vezes responsável pelo desequilíbrio ecológico. "Atenta a esta realidade brasileira que clama por transformação, propusemos como tema a defesa dos biomas brasileiros", fala.

A Campanha da Fraternidade abrange os biomas brasileiros do Pantanal, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e Pampas, bem como as comunidades codependentes da preservação da natureza, como comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas. "O meio ambiente é a nossa casa e temos que ser agentes principais da sua defesa. Vamos também levar a temática às paróquias, colégios e universidades para estimular debates e diálogos", diz o arcebispo.

Veja também

Pernambuco registra 1.450 novos casos e 29 óbitos por Covid-19
Coronavírus

Pernambuco registra 1.450 novos casos e 29 óbitos por Covid-19

Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos
Saúde

Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos