Campanha

Campanha do Instituto Xegamiga orienta mulheres vítimas de violência doméstica

A ação é online e consiste na prestação de informações úteis

Instituto Xegamiga orienta mulheres vítimas de violência doméstica através de campanha onlineInstituto Xegamiga orienta mulheres vítimas de violência doméstica através de campanha online - Foto: Sindeess.org/Divulgação

Com o intuito de acolher, amparar e orientar mulheres vítimas de violência doméstica, o Instituto Xegamiga criou a campanha "Xegamiga, eu escuto!", realizada em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil. A ação, totalmente online, ocorre através do Instagram @xegamiga e consiste na prestação de informações úteis, por meio de uma série de postagens e lives sobre a violência.

De acordo com a advogada Daniela Mello, presidente do Instituto, o grupo tem fornecido apoio para as vítimas desde antes do lançamento da campanha, que ocorreu na metade de julho. "Iniciamos o acolhimento antes do lançamento oficial do projeto em virtude do aumento na demanda de violência em todo Brasil", revelou Daniela.

É que entre os meses de março e abril de 2020, o Brasil registrou um aumento de casos de feminicídio. Segundo dados da ONU Mulheres, a alta de 22% em todo o País não leva em conta a subnotificação, o que indica que esse número pode ser ainda maior. "Em função da urgência desse momento, passamos a atender diversos apelos de mulheres que se sentiam isoladas por conta do isolamento social e na iminência de uma possível situação de feminicídio", pontuou a advogada.

O instituto, que já realiza a escuta ativa e acompanha as denúncias de vítimas, pretende, através da ação, mostrar para as vítimas o que deve ser feito em situações de agressão, ameaça, entre  outras situações de vulnerabilidade. "Ele será um veículo para prestar informações necessárias e realizar um amplo acolhimento", definiu a presidente do Xegamiga.

Sobre o Instituto

Atualmente com 40 voluntárias, o Instituto Xegamiga conta com uma rede de acolhimento formada por profissionais de diversas áreas, como Direito, Psicologia, Coach, empreendedorismo e empregabilidade. Além de oferecer, de forma gratuita para as vítimas, atendimento jurídico e psicológico, a instituição oferece também alguns cursos que abordam a violência contra a mulher, o empreendedorismo feminino, a participação da mulher na política e no mercado de trabalho, entre outros. 

O Xegamiga tem ainda 12 empresas parceiras, já acolheu mais de 50 mulheres e atendeu mais de 150, que receberam esclarecimentos e informações. O contato com o Instituto pode ser realizado pelo whatsapp, através do telefone (81) 99885-4095, além do e-mail [email protected] e do site www.xegamiga.com.br.

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter