Notícias

Campanha Natal Sem Fome será lançada neste domingo no Recife

O ato acontecerá em frente à Igreja das Fronteiras, em homenagem ao arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara

Campanha Natal sem Fome é realizada todos os anos em várias cidades pelo PaísCampanha Natal sem Fome é realizada todos os anos em várias cidades pelo País - Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

A Campanha Natal Sem Fome, realizada pela ONG Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, começa neste domingo (29). A ação, que ocorre todos os anos, tem como objetivo arrecadar alimentos e leva-los para todas as regiões de Pernambuco. O lançamento será às 11h em frente à Igreja das Fronteiras, no Derby, Área Central do Recife. O local foi escolhido em homenagem ao arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara. Uma mesa repleta de alimentos será montada. 

Leia também:
Campanha Natal sem Fome pretende arrecadar 500 toneladas de alimentos 

As pessoas reunidas acompanharão a missa tradicional, e depois farão uma oração Ecumênica Pela Paz.  Em seguida, os alimentos serão distribuídos para todos que estiverem passando na rua, numa simbologia ao direito universal de acesso à comida. Artistas regionais, religiosos de várias matrizes e grupos culturais devem comparecer ao ato.

Artistas como Lourdinha Oliveira e Expoentes do Forró confirmaram presença no ato solidário da Capital, além de grupos culturais como o Axé Capoeira, das comunidades de Cidade Tabajara (Olinda) e Chão de Estrelas (Recife); do maracatu mirim Nação de Oxalá, do Coque (Recife), da Creche Lar Esperança e da Muribeca Rua (Jaboatão dos Guararapes).

O Movimento
O Natal Sem Fome existe há quase 25 anos, e foi criado pelo sociólogo Herbert de Souza, na década de 90. O coordenador fundador da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, Anselmo Monteiro, explica que as áreas que serão priorizadas para receber as doações serão a Mata Sul do Estado, em virtude das enchentes, e as regiões atingidas pela seca. “A fome está voltando de uma forma cruel não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, explica o coordenador. Ele enfatiza ainda que o País voltou a aparecer no “Mapa da Fome” da Organização das Nações Unidas (ONU), "o que reforça a necessidade de campanhas como esta". 

A igreja será um dos pontos de doação. Os outros locais serão no Parque de Exposições do Cordeiro; na sede do Movimento Via Trabalho, no bairro da Encruzilhada, e a Estação Recife do Metrô, no bairro de São José. Esta última receberá as doações de segunda à sexta-feira e contará com apresentações de artistas locais todas terças-feiras.

“Mais uma vez a sociedade tem que se mobilizar para que o Brasil tenha esperança. Quanto mais a sociedade se mobilizar, melhores serão as condições para todos, e isso começa com a comida na mesa”, ressalta Anselmo. As doações serão recebidas até o final do ano.

 

Veja também

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Newsletter