Campanha Natal Sem Fome será lançada neste domingo no Recife

O ato acontecerá em frente à Igreja das Fronteiras, em homenagem ao arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara

Campanha Natal sem Fome é realizada todos os anos em várias cidades pelo PaísCampanha Natal sem Fome é realizada todos os anos em várias cidades pelo País - Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

A Campanha Natal Sem Fome, realizada pela ONG Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, começa neste domingo (29). A ação, que ocorre todos os anos, tem como objetivo arrecadar alimentos e leva-los para todas as regiões de Pernambuco. O lançamento será às 11h em frente à Igreja das Fronteiras, no Derby, Área Central do Recife. O local foi escolhido em homenagem ao arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara. Uma mesa repleta de alimentos será montada. 

Leia também:
Campanha Natal sem Fome pretende arrecadar 500 toneladas de alimentos 

As pessoas reunidas acompanharão a missa tradicional, e depois farão uma oração Ecumênica Pela Paz.  Em seguida, os alimentos serão distribuídos para todos que estiverem passando na rua, numa simbologia ao direito universal de acesso à comida. Artistas regionais, religiosos de várias matrizes e grupos culturais devem comparecer ao ato.

Artistas como Lourdinha Oliveira e Expoentes do Forró confirmaram presença no ato solidário da Capital, além de grupos culturais como o Axé Capoeira, das comunidades de Cidade Tabajara (Olinda) e Chão de Estrelas (Recife); do maracatu mirim Nação de Oxalá, do Coque (Recife), da Creche Lar Esperança e da Muribeca Rua (Jaboatão dos Guararapes).

O Movimento
O Natal Sem Fome existe há quase 25 anos, e foi criado pelo sociólogo Herbert de Souza, na década de 90. O coordenador fundador da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, Anselmo Monteiro, explica que as áreas que serão priorizadas para receber as doações serão a Mata Sul do Estado, em virtude das enchentes, e as regiões atingidas pela seca. “A fome está voltando de uma forma cruel não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, explica o coordenador. Ele enfatiza ainda que o País voltou a aparecer no “Mapa da Fome” da Organização das Nações Unidas (ONU), "o que reforça a necessidade de campanhas como esta". 

A igreja será um dos pontos de doação. Os outros locais serão no Parque de Exposições do Cordeiro; na sede do Movimento Via Trabalho, no bairro da Encruzilhada, e a Estação Recife do Metrô, no bairro de São José. Esta última receberá as doações de segunda à sexta-feira e contará com apresentações de artistas locais todas terças-feiras.

“Mais uma vez a sociedade tem que se mobilizar para que o Brasil tenha esperança. Quanto mais a sociedade se mobilizar, melhores serão as condições para todos, e isso começa com a comida na mesa”, ressalta Anselmo. As doações serão recebidas até o final do ano.

 

Veja também

Assista ao vivo à cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris
Estados Unidos

Assista ao vivo à cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris

Recusar a vacinação pode levar à demissão por justa causa? Saiba o que dizem os especialistas
Coronavírus

Recusar a vacinação pode levar à demissão por justa causa? Saiba o que dizem os especialistas