Recife

Campanha reforça vacinação contra a gripe em crianças neste domingo (18)

Crianças são público alvo desta etapa da campanha de vacinação contra a gripe no RecifeCrianças são público alvo desta etapa da campanha de vacinação contra a gripe no Recife - Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

Acontece neste domingo uma ação de reforço na campanha de vacinação contra a gripe, realizada pela Prefeitura do Recife. O imunizante contra a doença está sendo aplicado até às 17h, nos Parques 13 de Maio (Santo Amaro), Dona Lindu (Boa Viagem) e Sítio da Trindade (Casa Amarela).

O público-alvo desta etapa da Campanha Contra a Influenza são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mulheres que tiveram filhos até 45 dias (puérperas). A vacina protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), mas não contra o novo coronavírus. A partir do dia 11 de maio, a vacina da gripe será ampliada para imunização dos idosos.
Para ser vacinado contra a gripe, é necessário levar um documento de identificação e a Secretaria de Saúde do Recife recomenda ainda que as pessoas levem a carteira de vacinação e o cartão SUS.

A coordenadora de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, reforça que a vacina é importante, para que as unidades de saúde não fiquem sobrecarregadas. “O objetivo é vacinar as pessoas que não podem comparecer às unidades de saúde durante a semana, resolvemos colocar dessa forma descentralizada para facilitar para essas pessoas que procuram a vacinação. É importante nesses postos que os pais levem a carteira de vacinação, tem muitas crianças com a vacinação atrasada por conta da pandemia”, declarou. 

Azoubel conta ainda que é importante não confundir o imunizante com a vacina da Covid-19, que é uma vacinação à parte. “A vacina da gripe nunca foi tão importante quanto nessa pandemia que estamos vivendo, os sintomas com a covid são semelhantes, e assim evitamos infecções graves, evita óbito, e evita internamento, desafogando as unidades de saúde que estão sobrecarregadas. É importante que as famílias procurem as unidades, para se proteger e proteger as crianças. A vacinação é da gripe, separada da Covid”, destacou a coordenadora.

A vacinação ocorrerá normalmente durante a semana, onde além dos três parques, 153 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife estarão à disposição da população. A lista dos locais está disponível no site da prefeitura ou no aplicativo Conecta Recife, como conta a coordenadora de Imunização do Recife.

“No Conecta tem parte de vacina da influenza basta entrar no aplicativo, inserir o bairro que mora e aí será apresentado o posto de vacinação mais próximo”, disse Elizabeth.  
Desde a última segunda-feira (12), cerca de 11 mil pessoas receberam a vacina. Do total, quase 9 mil crianças, 1,6 mil gestantes e menos de 500 puérperas. 

O técnico em mecânica, Rafael dos Santos, levou a filha Rafaela, de cinco anos para receber a vacina. “Quanto mais a criança em si ter imunidade é melhor, profissionais de saúde estão sobrecarregados com mais pessoas precisando pro conta da Covid-19, e prevenir isso é melhor ainda”, disse. 

Já a professora Maria da Conceição, foi com o filho Lucas, de 3 anos para que ele pudesse receber a imunização. “Vai ajudar a prevenir, já que não tem a vacina da Covid, essa alivia um pouco o nosso sentimento”, contou.

Veja também

Covid-19: mortes sobem para 436,5 mil, e casos chegam a 15,6 milhões
Boletim

Covid-19: mortes sobem para 436,5 mil, e casos chegam a 15,6 milhões

Pernambuco tem mais de 51 mil casos ativos da Covid-19
Coronavírus

Pernambuco tem mais de 51 mil casos ativos da Covid-19