Canadá abre queixa na OMC contra as tarifas dos EUA
País considera que essas medidas "são incompatíveis com as obrigações dos EUA" em matéria de comércio internacional
O Canadá apresentou uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas de 25% impostas pelos Estados Unidos sobre o aço e o alumínio, anunciou nesta quinta-feira a organização com sede em Genebra.
"O Canadá está iniciando um procedimento de solução de controvérsias no âmbito da OMC sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao aço e ao alumínio", disse a organização em um comunicado. Essas tarifas alfandegárias entraram em vigor na quarta-feira.
Leia também
• De onde vem a extravagante ideia de Trump de anexar o Canadá?
• Canadá pede unidade contra invasão russa com G7 dividido
• Canadá e UE impõem sobretaxa aos EUA
O país considera que essas medidas "são incompatíveis com as obrigações dos Estados Unidos" em matéria de comércio internacional, segundo a OMC.
O Canadá é o principal fornecedor de aço e alumínio dos Estados Unidos, cujo presidente, Donald Trump, anunciou na terça-feira que iria dobrá-las, embora depois tenha mudado de ideia.
O governo canadense já havia apresentado uma queixa à OMC na semana passada contra as tarifas de 25% sobre a maioria de seus produtos importados pelos Estados Unidos, embora Trump tenha decidido suspendê-las temporariamente.