Logo Folha de Pernambuco
"falhas mecânicas"

Capotamento de ex-assessor de Gabriel Monteiro foi acidental, conclui polícia

Laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli atesta que a eficiência do sistema de freios do caroo dirigido por Vinícius Hayden Witeze, em 28 de maio, na Região Serrana do Rio, encontrava-se comprometida

Vinicius Hayden Witeze, ex-assessor de Gabriel MonteiroVinicius Hayden Witeze, ex-assessor de Gabriel Monteiro - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil do Rio concluiu que o capotamento que matou Vinicius Hayden Witeze, ex-assessor do vereador e youtuber Gabriel Monteiro, na noite de 28 de maio, na RJ-130, na Região Serrana do Rio, foi acidental. Com o laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) que atestou que a eficiência do sistema de freios do Toyota Corolla dirigido por ele estava comprometida, em razão do desgaste das pastilhas e do baixo nível do fluido dos freios, o delegado Marcio Mendonça Dubugras, titular da 110ª DP (Teresópolis), deverá relatar o inquérito que apurava o fato pelo arquivamento nos próximos dias.

De acordo com o documento, ao qual O Globo teve acesso com exclusividade, não havia anormalidade nos conjuntos de suspensão do veículo, nas balanças direitas e esquerdas nem nas homocinéticas internas e externas, "estando os semieixos dianteiros ligados às saídas da caixa de câmbio". O sistema de transmissão possuía capacidade de transmitir e desmultiplicar as rotações do motor para o diferencial e as rodas e a coluna com a caixa de direção se encontravam íntegras e com capacidade de transmitir os esforços de esterçamento do volante.

O laudo aponta ainda que os amortecedores e molas das rodas traseiras e dianteiras não apresentavam rupturas nem sinais de vazamento que indicassem a perda de ação dos amortecedores. "Com relação ao sistema de gerenciamento eletrônico do veículo, não foi constatada nenhuma avaria relativa ao funcionamento do motor que indicasse perda de potência, falha de detonação ou alteração do índice de CO nos gases de exaustão do motor", descreve o laudo.

O documento ainda traz objetos que foram encontrados dentro do carro de Vinicius, como um rastreador, uma faca de cozinha e folhas de papéis. Em pelo menos duas páginas, que estavam no banco traseiro do Toyota Corolla, havia ameaças supostamente recebidas pelo ex-assessor do parlamentar. "Fica ligeiro, seu merdinha. Quer ser ganancioso, vai ganhar da pior forma", diz um dos textos.

Três dias antes do capotamento, Vinícius relatou sofrer ameaças, durante o depoimento que prestou no Conselho de Ética da Câmara dos Vereadores, no processo de cassação de Gabriel Monteiro. Na ocasião, ele estava cercado por seguranças, usava um colete balístico e afirmou estar sendo alvo de ameaças desde que decidiu denunciar irregularidades envolvendo o vereador.

Até entrega de pílula do dia seguinte: Ex-assessores de Gabriel Monteiro acusam vereador de praticar orgias filmadas com menores e de estuprar adolescente

Em suas redes sociais, Gabriel Monteiro lamentou a morte do ex-assessor, a quem acusou de forjar provas contra ele:

"Quem me conhece sabe que não desejo mal a ninguém. Meu ex-assessor que tinha sido pego oferecendo 600 mil reais a outro assessor para forjar provas contra mim. Que foi flagrado junto com o 02 da máfia do reboque. Morreu num acidente. É triste demais. Jamais torceria por esse fim! Após tentarem me forjar em estupros, pedofilias, assédios, e mil outros crimes. Vão falar que eu o matei. De coração, que ele esteja com Deus. Imagino a dor dos seus pais, pessoas maravilhosas", escreveu.

Ao depor na delegacia no dia do capotamento, Suzani da Silva Oliveira, amiga de Vinicius e que o acompanhava no momento do acidente, já havia descartado qualquer situação anormal e disse que a batida se deu pela soma de três fatores: o desconhecimento da via, a escuridão e a sinalização precária da estrada. Ela negou que o ex-assessor parlamentar estivesse em alta velocidade e contou acreditar que o veículo apresentava sinais de problemas mecânicos por uso de gasolina de baixa qualidade.

Veja também

Newsletter