Logo Folha de Pernambuco

Carnaval 2022

Carnaval 2022: proibição de festas públicas e privadas começa a valer a partir desta sexta (25)

As novas regras, decretadas pelo Governo de Pernambuco, incluem também a suspensão do ponto facultativo nos dias de Carnaval

Sombrinha de frevoSombrinha de frevo - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Para conter o avanço da Covid-19 em Pernambuco, a partir desta sexta-feira (25) até o dia 1º de março, começa a valer a proibição de festas públicas e privadas, bailes, shows e desfiles de blocos e troças durante o período que seria celebrado o Carnaval. As novas regras, decretadas pelo Governo de Pernambuco, incluem também a suspensão do ponto facultativo para os servidores de órgãos estaduais.  

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, o Estado se prepara para o início da sazonalidade das doenças respiratórias no mês de março, o que deve impactar no cenário epidemiológico. 

“Nesse cenário, que ainda é de incertezas, precisamos estar atentos a esse final de semana que seria comemorado o Carnaval. Especialmente agora, não é o momento de correr riscos desnecessários. Precisamos contar com a consciência e atitude de cada um. Nosso apelo é para que todos sigam as orientações e os atuais protocolos, evitando aglomerações e reforçando os cuidados, especialmente com o uso correto das máscaras”, destacou Longo. 

Segundo o médico infectologista da Infectovita e Interne Soluções em Saúde, Raphael dos Anjos, as medidas são importantes para conter a situação da Covid-19 no Estado.  

“Se a gente programar um encontro de multidões, favorecemos a disseminação da doença e o aumento do número de casos. Com isso, o sistema de saúde entrará em colapso e haverá um prejuízo para diversas vidas”, explicou. 

Apesar da proibição das festas de Carnaval, locais como cinemas, teatros, circos, museus, bares, restaurantes, shoppings e centros comerciais seguem em funcionamento. As competições esportivas e jogos de futebol profissional também podem acontecer durante o período. 

Porém, a capacidade dos locais foi reduzida para 500 pessoas ou 50% da capacidade, o que for menor, no caso dos espaços abertos e 300 pessoas ou 50% da capacidade, o que for menor, para locais fechados. As novas regras do Plano de Convivência com a Covid-19 no Estado começaram a valer desde o dia 09 de fevereiro. 

Também é necessário comprovar o esquema vacinal completo e apresentar o teste negativo para a Covid-19 em eventos com mais de 300 pessoas. 

“Nesse período de Carnaval, algumas pessoas vão viajar e vão participar, inclusive, de alguns eventos de porte menor. A gente orienta que tentem evitar esses eventos e caso precise ir, é necessário manter as medidas preventivas como higienização frequente das mãos, utilização das máscaras faciais, e se tiver algum sintoma gripal como tosse, nariz escorrendo e febre, evitar ir para esses lugares”, ressaltou o infectologista. 

Para ter acesso completo a todos os protocolos seguidos pelo Estado para conter o avanço da Covid-19, basta acessar o site com os protocolos setoriais para evitar a transmissão da Covid-19

Fiscalizações 

Durante o período, o Governo de Pernambuco intensifica as fiscalizações na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nas cidades do interior do Estado.

As ações, coordenadas pelo Procon Pernambuco (Procon-PE), acontecem em conjunto com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Além da atuação em bares e restaurantes, as equipes atuam na fiscalização de festas clandestinas, com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel). 

Para denúncias de irregularidades durante o período, o Procon-PE disponibiliza os números: 0800.282.1512 e 3181.7000 (WhatsApp).

Veja também

Reunião Global de Educação pede prioridade no financiamento do setor
Educação

Reunião Global de Educação pede prioridade no financiamento do setor

No Recife, Caminhada dos Terreiros de Pernambuco ressaltou a luta contra o racismo religioso
Religião

No Recife, Caminhada dos Terreiros de Pernambuco ressaltou a luta contra o racismo religioso

Newsletter