Carnaval de bairro: programação com blocos, troças ou agremiações

Afoxé Oxum Pandá, Cariri e ASPAC na Folia estão entre os blocos com festas carnavalescas neste fim de semana

Afoxé Oxum PandáAfoxé Oxum Pandá - Foto: Alice Souza/Divulgação

Tem bloco, troça ou agremiação de Carnaval no seu bairro? A gente aqui da Folha de Pernambuco abriu um espaço especialmente para divulgar essa programação de folia, é o Internauta Convida. É só mandar as informações (dia, hora e local da folia) para nosso WhatsApp (81) 98187-9290. E deixa que a gente divulga!

Leia também:
Tecnologia combate assédio em aplicativo de transporte


Confira abaixo algumas festas carnavalescas

Afoxé Oxum Pandá
Após anos de contribuição e militância no Afoxé Alafin Oyó, o Babalorixá Genivaldo Barbosa Lemos sente-se motivado em multiplicar os saberes vivenciados. Consultando através dos búzios aos Orixás, Oxum Pandá (divindade guerreira da beleza, riqueza e amor) se apresentou como patrona desta nova entidade, Afoxé Oxum Pandá, que surgiu em 1995.

No carnaval de 1995, trajando vestes amarelo e branco, a Entidade Cultural Afoxé Oxum Pandá sai às ruas de Olinda pela primeira vez, trazendo toda a sonoridade da cultura africana reinventada no Brasil sob a cadência do Ijexá. Afoxé é a linguagem usada para movimentos carnavalescos ligados a terreiros.

Neste domingo, dia 10 de fevereiro, a partir das 15h o Afoxé realizará seu ensaio para o Carnaval 2019, na frente da Bodega do Véio, na Av. Rio Branco, no Recife Antigo.

Cariri

 

Cariri

Cariri - Foto: Jean Pinheiro/Cortesia

A Troça Carnavalesca Mista Cariri é uma das mais antigas agremiações do Carnaval de Olinda. O Cariri Olindense recebeu este nome de seus fundadores Augusto Canuto de Santana, Cosmo Botão, Jacinto Martinho, Isnar Colombo e Eugênio Cravina.

Fundada no dia 15 de fevereiro de 1921, Para muitos moradores de Olinda, principalmente do bairro de Guadalupe, onde fica localizada a sede da troça, o Cariri Olindense tem papel de destaque por ser considerada a responsável pelo início oficial dos festejos na Cidade Alta que, na verdade, começam no domingo e não no sábado, desfilando sempre às 4h da manhã do Domingo de Carnaval.

Seu nome é uma homenagem ao velho “Cariri”, apelido de um antigo vendedor do Mercado de São José, no Recife, que até hoje continua como símbolo da troça.

Neta sexta-feira (8), a troça participa de um evento em celebração ao dia do Frevo e a primeira viagem de trem feita em Pernambuco. Sob o tema "Trilhos e Frevos", a atividade tem como objetivo criar um diálogo entre a temática do museu e o compositor Capiba. O diálogo acontece na Estação Central Capiba/Museu do Trem a partir das 13h30.

ASPAC na Folia

ASPAC

ASPAC - Foto: Cortesia/Whatsapp

Fundado em 2017, o Bloco “ASPAC NA FOLIA” surgiu com a proposta de reunir artistas, produtores e fazedores de cultura para brincar o carnaval antes que o período mais intenso de da festa começasse.

O bloco é promovido por uma associação de funcionários da ASPAC (Associação dos Profissionais de Arte e Cultura de Olinda) e está na sua terceira edição. O ‘ASPAC na Folia’ sai tradicionalmente um sábado antes do Carnaval, no entanto este ano decidiu começar já durante a época de prévias.

Neste sábado (9), o bloco realiza sua prévia com várias atrações e aberta ao público. A concentração tem inicio às 14h, na Praça Dantas Barreto, no Bairro do Carmo, em Olinda. A saída está marcada para as 16h.

Veja também

Alemanha detecta primeiro caso de variante brasileira da covid-19
COVID-19

Alemanha detecta primeiro caso de variante brasileira da covid-19

Acusação contra Trump será enviada ao Senado na segunda-feira, diz líder democrata
IMPEACHMENT

Acusação contra Trump será enviada ao Senado na segunda-feira, diz líder democrata