Notícias

Carnaval do Recife terá Uber tratado como veículo comum e Cais bloqueado no Galo

O Cais Santa Rita este ano também será interditado no dia do Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira

Taciana Ferreira, presidente da CTTUTaciana Ferreira, presidente da CTTU - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Os veículos de transporte de passageiros por aplicativos, como o Uber, serão tratados como carros comuns no Carnaval de 2018 no Recife. Para suprir a demanda, nove cidades farão parte do convênio de táxi metropolitano. Além disto, quase todo o Bairro do Recife será bloqueado para o tráfego de veículos e o Cais Santa Rita este ano também será interditado no dia do Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira. As novidades foram anunciadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (1º).

A instituição pede para os foliões priorizem o transporte público para chegar aos pontos de festa. “Estamos criando um corredor exclusivo para táxis, ônibus e as vans do PE Conduz, que leva pessoas com deficiência para os locais de folia. Quem vem da Zona Sul e quer acessar o Centro, só terá a avenida Agamenon Magalhães como alternativa”, explicou a presidente da CTTU Taciana Ferreira. O bloqueio começa às 5h e termina às 20h.

Quem deixar o carro em casa terá duas opções: O táxi, que conta com convênio metropolitano, em que veículos de outras cidades podem circular no Recife; e o ônibus, por meio dos Expressos da Folia e do Galo.

No caso do Galo, ele funciona das 7h às 17h apenas no sábado, partindo de quatro shoppings: Plaza e Tacaruna, com destino à avenida Martins de Barros, perto do cruzamento com a Ponte Giratória; e do Recife e Riomar, indo até o Cais Santa Rita, em frente às torres gêmeas.

O Expresso da Folia funciona de sábado (9) a terça (13), das 18h às 5h no sábado e 15h às 5h nos demais dias. Os pontos são os mesmos: uns saem dos shoppings Plaza e Tacaruna, com destino à avenida Martins de Barros, perto do cruzamento com a Ponte Giratória; e outros dos shoppings Recife e Riomar, indo até o Cais Santa Rita, em frente às torres gêmeas.

O valor da passagem dos expressos é de R$ 10, dando direito a ida e volta. Quem deixar seu carro em algum estacionamento dos shoppings parceiros da iniciativa, só pagará o valor inicial da tarifa de estacionamento, independente do tempo que ficou parado.

Quanto ao táxi, há um convênio firmado com nove municípios da Região Metropolitana do Recife: Jaboatão dos Guararapes, Olinda, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Cabo de Santo Agostinho - as duas últimas são novas na parceria. Importante ressaltar que os veículos deverão se basear pela tarifa da Capital pernambucana, ainda que os valores praticados em sua cidade sejam distintos.

O Uber será tratado como veículo comum, não podendo circular nos corredores destinados a ônibus e táxis, diferente do que acontecerá em Olinda. “O Uber não é regulamentado aqui. Logo, esses veículos serão tratados tal e qual carros particulares”, afirmou Taciana.

Carro particular
Quem usar carro particular para ir à folia deve ficar atento: quase todo o Recife Antigo ficará interditado a partir das 14h da sexta (9), com exceção de parte do Cais do Apolo, até as imediações da Caixa Econômica e da Polícia Federal. A única opção de saída da ilha é através da Ponte do Limoeiro.

Os estacionamentos da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Federal ficarão abertos ao público, gratuitamente, com 1.800 vagas. 300 delas são destinadas às motos e bicicletas.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter