Carnaval e muito glitter: saiba como proteger os olhos durante a folia

As makes carnavalescas podem comprometer a saúde ocular

As makes carnavalescas podem comprometer a saúde ocularAs makes carnavalescas podem comprometer a saúde ocular - Foto: Divulgação

O Carnaval já chegou e com ele a busca por adereços e maquiagens diferentes. Glitter, pedrarias e outros itens não ficam de fora do look na folia. No entanto, é preciso alguns cuidados redobrados para preservar a saúde dos olhos neste período. “O primeiro passo é a higiene. As mãos devem estar limpas antes de aplicar a maquiagem. Pincéis e esponjas também precisam de higienização, para não proliferar bactérias”, afirma o médico oftalmologista Vasco Bravo Filho, do Hospital de Olhos de Pernambuco.

Com relação ao glitter, é necessário estar ainda mais atento na hora de aplicar. Por se tratar de um material áspero, o glitter pode arranhar a córnea. “Se o produto cair nos olhos, evite coçar; o recomendado é lavar com água corrente e soro fisiológico. Mas se os olhos permanecerem irritados, é preciso procurar atendimento médico especializado”, orienta.

 

Para quem usa lente de contato, o cuidado é ainda maior

Para quem usa lente de contato, o cuidado é ainda maior - Crédito: Divulgação

 

 

Outro cuidado que deve ser priorizado é na hora de remover a make carnavalesca. Glitter, sombra, lápis de olho e rímel podem se acumular nas pálpebras, obstruindo as glândulas localizadas nesta região. “Isso pode ocasionar a blefarite, uma inflamação que afeta as pálpebras e provoca, dentre outros sintomas, vermelhidão, descamação da pele ao redor dos olhos e coceira”, explica Vasco Bravo Filho. Você deve utilizar demaquilantes e sabonetes adequados para a higienização desta região. “Se o desconforto persistir, evite usar maquiagem e procure um oftalmologista para avaliar a necessidade de prescrever colírios e outras medicações”, completa.

Já para aqueles que usam lentes de contato, é preciso muita atenção na hora de higienizar. Procure utilizar produtos e estojos adequados para a limpeza e acomodação das lentes e nunca durma com elas, pois isso pode aumentar a incidência de infecções na córnea. . “Também não é indicado compartilhar lentes de contato para evitar infecções e inflamações que podem levar a problemas sérios na córnea, com risco de comprometer a visão. Essa dica também vale para a maquiagem: cada pessoa deve utilizar a sua, respeitando a data de validade e as orientações do fabricante”, finaliza o médico.

 

Veja também

Brasil acumula 159,4 mil mortes por Covid-19 desde início da pandemia
boletim

Brasil acumula 159,4 mil mortes por Covid-19 desde início da pandemia

Suspeito do acidente com morte na Estrada de Aldeia é liberado após pagar fiança de R$ 200 mil
RMR

Suspeito do acidente com morte na Estrada de Aldeia é liberado após pagar fiança de R$ 200 mil