Carol da Fonte: empreendedorismo em família e amor pela educação

Para ela, trabalhar com educação é ter a certeza de que todos os dias alimentamos esperança e novas possibilidades e oportunidades para as pessoas

Elza da Fonte e os filhos Carol, Ruy Maurício e Cristiana da FonteElza da Fonte e os filhos Carol, Ruy Maurício e Cristiana da Fonte - Foto: Divulgação

Carol da Fonte é a convidada desta quarta-feira (21) da coluna Sucesso, uma parceria do Portal FolhaPE com o Sucesso.site, de Felipe, Eduarda e Camila Haeckel. Carol  criou, há sete anos, o Centro de Ensino Grau Técnico, que visa a transformar a vida das pessoas por meio de cursos técnicos, com uma metodologia que possibilita ao aluno estudar e trabalhar.

Como tudo começou...
"Apesar de tantas atribuições, sempre busquei viver intensamente cada fase da minha vida. Ao longo da minha trajetória, precisei fazer escolhas e hoje me sinto feliz por tantas conquistas alcançadas. Mas o desafio continua.

Sou casada e tenho três filhas. Minha vida é superintensa e corrida. Quem trabalha, é mãe e tem uma vida social intensa sabe bem como é. Em muitos dias me vejo louca com tantas atividades, em todos os âmbitos de minha vida, mas amo tudo o que faço. O que deixa mais satisfeita é quando, mesmo na correria, consigo fazer tudo! Costumo planejar os meus dias, escrevo tudo que preciso fazer, relaciono as prioridades e nunca desisto até que eu consiga cumprir. Sempre penso que somos capazes de tudo, basta ter força, foco e muito empenho.

Concluí o curso de Fonoaudiologia em 1999, fiz pós-graduação em São Paulo e atuei como fonoaudióloga em Recife por 4 anos. Amava o que fazia, atendia crianças e adultos com alterações miofuncionais orais, mas, na realidade, eu não sabia que o que me dava mais prazer e realização era trabalhar com educação.

Depois de tanto investimento como fonoaudióloga, a decisão de mudar de profissão se tornou muito difícil, até quando descobri que o meu trabalho teria que ser, talvez, a melhor parte do meu dia, porque as horas de dedicação ao trabalho são muito maiores do que o tempo de sono, o tempo com a família e o lazer. Para ser feliz nesse longo tempo trabalhando, teria que ser realmente especial. Tal pensamento me deu forças para deixar minha profissão, os pacientes e meus colegas de trabalho, para iniciar uma nova e desafiadora fase de minha vida como empresária e “transformadora de vidas”. Trabalhar com educação é ter a certeza de que todos os dias alimentamos esperança e novas possibilidades e oportunidades para as pessoas.

Como tudo começou...
Em 2003, iniciei minha carreira de empresária, junto com o meus irmãos, Ruy Maurício e Cristiana da Fonte, como franqueados da Microlins e, em seguida nos tornamos franqueados do Instituto Embelleze, com o qual atuamos até hoje. Estamos juntos nesta missão encantadora, de transformar vidas, há 14 anos.

Onde chegamos...
Há 7 anos criamos o nosso próprio negócio, o Centro de Ensino Grau Técnico, que visa transformar a vida das pessoas por meio de cursos técnicos. Cientes da enorme dificuldade do aluno em conciliar os estudos e o trabalho, adotamos uma metodologia inovadora, que possibilita ao aluno trabalhar e estudar, com aulas 3 vezes por semana.

Oferecemos mais de 20 cursos técnicos, nas áreas de Gestão e Negócios; Ambiente e Saúde; Segurança; Infraestrutura; Controle e Processos Industriais; e Informação e Comunicação, todos com foco na prática, em experiências em laboratórios equipados, visitas pedagógicas orientadas às empresas do mercado e atividades práticas fora da escola.

O conhecimento teórico é muito importante, mas a vivência prática amadurece e aproxima o aluno da atividade profissional. A escolha do curso é uma decisão importante, que vai definir o nível de engajamento, satisfação e realização profissional, porém, muitas vezes não é fácil.

Algumas dicas que podem ajudar o aluno na escolha do curso. São elas:

1- Conhecer as áreas e seus principais cursos;
2- Saber as áreas de atuação de cada curso;
3- Conhecer as oportunidades do mercado de trabalho;
4- Saber o perfil e habilidades do profissional referente aos cursos de interesse;
5- Conhecer o laboratório, com equipamentos específicos e participar de uma simulação prática;
6- Assistir a uma aula experimental dos cursos de maior interesse;
7- Ser atendido e receber orientações do setor de atendimento e pedagógico;
8- Ter tranquilidade na escolha do curso e estar ciente da possibilidade de troca de curso, caso tenha interesse em seguir outra profissão, afinal, nunca é tarde para mudanças.

Nossa equipe pedagógica se propõe, além de compartilhar o conteúdo técnico dos cursos, a auxiliar na preparação do aluno, promovendo o desenvolvimento de habilidades importantes para o seu futuro profissional, por meio do ciclo de palestras, workshops, atendimento e orientações que visam prepará-lo para conquistar as oportunidades ofertadas pelo mercado de trabalho, por meio da nossa Agência de Encaminhamento, em pleno funcionamento em todas as unidades, a partir da qual são encaminhados às vagas existentes, sem custos tanto para o aluno como para a empresa.

Elencamos algumas habilidades do profissional do futuro, as quais buscamos desenvolver nos alunos:

1- Resolução de problemas complexos;
2- Pensamento crítico;
3- Criatividade;
4- Gestão de pessoas;
5- Trabalho em equipe;
6- Inteligência emocional;
7- Orientação a serviços;
8- Negociação;
9- Comunicação;
10- Atenção ao outro;
11- Inovação;
12- Capacidade analítica.

Com o crescente índice de desemprego no País, que chegou a quase 14% em 2017, ficamos felizes em conseguir inserir mais de 16 mil alunos no mercado de trabalho. Muitos alunos, ao concluírem o Ensino Médio, não dispõem de um programa ou de ferramentas que os preparem para uma atividade voltada ao contexto profissional.

Pensando neste cenário, vimos que estamos no caminho certo. Temos muitos casos de sucesso já registrados, de alunos que antes não tinham projeto de vida, sem sonhos, sem trabalho, sem sustento, sem apoio da família, porém, pessoas com visão e conscientes de que a educação pode ser o melhor meio para alcançar objetivos e realização, e que encontraram no Grau Técnico novas perspectivas de melhoria de vida, tanto pessoal quanto profissional.

Conheça a história de Rose, que agora é cuidadora profissional:



As nossas conquistas...

Transformar a vida das pessoas é o que nos motiva ainda mais a continuar nesta trajetória. Hoje, são mais de 30 mil alunos matriculados nos nossos cursos técnicos, em 30 unidades franqueadas em todas as regiões do Brasil. 

Os gestores...
Acreditamos que a família é a base para as melhores construções, e em nosso caso não foi diferente. A nossa matriarca, Elza da Fonte, iniciou conosco nesta jornada, fazendo auditoria, dando orientações e nos preparando para seguirmos com as nossas próprias pernas. Uma vez prontos, à frente da gestão do Grau, atuamos juntos eu, Ruy e Cristiana, cada um em sua função. Eu me dedico à gestão operacional das unidades próprias e da Franqueadora; Cristiana é a responsável pela gestão financeira do grupo; e Ruy é o diretor geral, que atua abrindo portas para novos parceiros e novos negócios, além de realizar um trabalho voltado para as ações de marketing e publicidade.

Somos irmãos, parceiros e nos tornamos uma equipe forte e coesa. Juntos, alinhamos as estratégias e superamos os desafios. Nosso maior foco é o nosso aluno e o franqueado, que são nossos clientes e a nossa razão de existir, para eles visamos dar sempre o nosso melhor.

Nossos colaboradores, nossos parceiros...
Contamos com uma equipe de colaboradores que consideramos peças fundamentais em nossa trajetória, parceiros de anos, muitos atuando conosco há mais de uma década. 
Sabemos que uma grande dificuldade na gestão é conseguir o engajamento da equipe. Para tanto, algumas dicas são importantes para engajar e tornar a equipe mais produtiva:

1- Conhecer e estar alinhado com a empresa, sua missão, visão, valores e propósito.
2- Compartilhar das estratégias;
3- Conhecer as metas e indicadores de desempenho;
4- Valorizar e reconhecer o esforço e o desempenho final;
5- Realizar treinamentos e dar feedbacks;
6- Motivar com incentivos e recompensas.

Temos também franqueados parceiros e fornecedores fiéis, que estão conosco fazendo toda a diferença nesta caminhada. Acreditamos que o negócio só é bom quando é bom para todos. Tem que ser muito bom para os franqueados, para a Franqueadora, para o mercado de trabalho e, sobretudo, para os nossos alunos e futuros profissionais.

Conheça o exemplo de vida de Milena, aluna do curso de enfermagem:




Carol da Fonte é casada e tem três filhas. Vive uma vida agitada, mas ama o que faz. Em 1999 graduou-se em Fonoaudiologia, ano no qual foi laureada da turma. Fez pós-graduação em São Paulo, mas voltou para o Recife, onde atuou como fonoaudióloga por 4 anos. Decidiu, então, transformar vidas através da educação. Em 2003, iniciou sua carreira de empresária, junto com seus irmãos, Ruy Maurício e Cristiana da Fonte, como franqueados da Microlins e, em seguida, franqueados do Instituto Embelleze, com o qual atuam até hoje. Há 7 anos criou o Centro de Ensino Grau Técnico, que visa a transformar a vida das pessoas por meio de cursos técnicos, com uma metodologia que possibilita o aluno estudar e trabalhar. Já são mais de 30 mil alunos ativos, em 30 unidades franqueadas em todas as regiões do Brasil. 

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h
CORONAVÍRUS

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão em Jaboatão dos Guararapes, na RMR
Jaboatão

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão