Campanha

Carro da Vacina, da Prefeitura do Recife, circula por bairros até o dia 1º de dezembro

Nos locais visitados pelo veículo, população pode se vacinar contra a Covid-19 sem agendamento

Carro da vacina (Prefeitura do Recife) na Praça Dom VitalCarro da vacina (Prefeitura do Recife) na Praça Dom Vital - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

Os recifenses que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, ou estão atrasados para tomar a segunda ou o reforço, têm mais uma possibilidade para colocar em dia o esquema vacinal. Até a próxima quarta-feira (1º), a prefeitura segue com a programação do Carro da Vacina, projeto itinerante que leva a imunização para pontos específicos da Cidade. Nesses locais, a população pode receber a vacinação sem a necessidade de agendamento, bastando apenas apresentar um documento oficial com foto.
 
Nesta quinta-feira (25), a van circula pelo bairro de Peixinhos, na sexta passará pelo bairro de Caçote e no sábado chegará a Nova Descoberta. A programação será retomada na segunda, em Casa Amarela, e segue na terça e quarta, na Imbiribeira e no Ibura, respectivamente. A ação acontece sempre das 9h às 16h (veja no infográfico o ponto de apoio de cada bairro).

Escreva a legenda aqui


 
A campanha, que teve início no último sábado, já passou por Afogados, Iputinga, Torrões e Alto Santa Terezinha, além do bairro de São José, que recebeu o veículo nesta quarta (24) e vacinou 281 pessoas. Entre elas estava a fotógrafa Laíse Souza, que passava pela região e aproveitou para finalizar o esquema vacinal. “Foi uma coincidência, estava passando aqui para resolver algumas coisas, vi que está tendo a vacinação e aproveitei para tomar a dose de reforço”, contou. 
 
Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, a iniciativa tem sido bem recebida pela população, especialmente por permitir o acesso à vacinação sem a necessidade de agendamento. A estratégia da prefeitura, aliás, é priorizar áreas com grande circulação de pessoas, como o entorno de mercados públicos, praças e centros comunitários.
 
Ao todo, desde o início da campanha com o Carro da Vacina, foram aplicadas 1.535 doses de imunizantes contra a Covid. O dia com o maior volume foi a segunda-feira, quando foram aplicadas 545 doses. No sábado, dia da estreia, foram 331 aplicações e, na terça, foram aplicadas 378 vacinas.
 
De acordo com o “Vacinômetro” da Prefeitura do Recife, a capital pernambucana já aplicou 2.680.616 vacinas desde o começo da vacinação, em janeiro deste ano. Cerca de 99,20% da população elegível acima dos 12 anos está vacinada com ao menos uma dose, 66,31% possui o esquema vacinal completo e 11,33% recebeu a dose de reforço. Os dados estão atualizados na plataforma até o último dia 22.

Veja também

Motorista de caminhão atropela e mata homem de 52 anos na BR 408, em Jaboatão Acidente

Motorista de caminhão atropela e mata homem de 52 anos na BR 408, em Jaboatão

Pessoas que já tiveram Covid-19 podem ficar doentes novamente devido à ômicronOMS

Pessoas que já tiveram Covid-19 podem ficar doentes novamente devido à ômicron