Carroças são reformadas e recifense ganha app para se conectar a catador

O "Pimp My Carroça" reforma e embeleza carroças de trabalhadores da reciclagem

Janailson da Silva, catador registrado no appJanailson da Silva, catador registrado no app - Foto: Fernando Alvarenga/Rádio Folha

O projeto Pimp My Carroça veio pela segunda vez ao Recife modificar a vida e o trabalho de carroceiros de reciclagem da capital. O projeto, instalado este sábado na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, pretende reformar carroças de 40 pessoas, deixando-as mais leves e resistentes, com itens de segurança, além de mais bonitas, com o trabalho de artistas locais. O evento acontece vai até as 18h, na Universidade Salgado de oliveira (Universo).

De acordo com o artista Mundano, um dos coordenadores do projeto, o Pimp My Carroça existe há mais de 10 anos e tem como ideia principal amplificar a voz dos catadores. “Eles passam desapercebidos, mas fazem um trabalho muito importante de coleta seletiva e limpeza pública”, aponta. “A gente faz um trabalho emergencial nas carroças, porque não acredita que sejam a ferramenta ideal num mundo com tanta tecnologia”.

Ainda pensando na tecnologia, o Pimp My Carroça lança este sábado no Recife o aplicativo Cataki, uma nova forma de ligar os catadores às pessoas que tenham material para a reciclagem. “O que a gente quer é encontrar uma forma de usar a tecnologia digital para aumentar a renda das pessoas que fazem mais de 90% da reciclagem de todo o Brasil”, explica Breno Castro Alves, jornalista e coordenador do aplicativo. “O Cataki é o app do catador”.

Disponível para os sistemas iOS e Android, já cadastrou 260 trabalhadores no País. O primeiro registrado em Recife foi Janailson da Silva. Ele costuma arrecadar entre 100 e 150 quilos de material por mês, principalmente papelão, alumínio e plástico. “Ele vai me beneficiar; eu vou poder saber onde buscar o material para reciclar”, conta.

Além das transformações das carroças, o projeto também traz muitas outras atrações. Durante o dia, sob a coordenação da Universo, haverá atendimento na área de saúde para os carroceiros e suas famílias. Outras pessoas que passarem pelo local também poderão ter acesso aos espetáculos do Re-Circo, a partir das 14h, hoje e neste domingo (3). Estão programados espetáculos circenses e de mágica, e a apresentação do Balé Popular do Recife. Ainda haverá oficinas para crianças, atividades de recreação e brincadeiras.

Pimp My Carroça
A primeira edição no Recife aconteceu em 2015 e contemplou 58 catadores. O projeto contou com a participação de 49 artistas e 164 voluntários que entregaram 67 kits de segurança. O Pimp My Carroça no Recife é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul, líder na fabricação de embalagens para bebidas no mundo. A próxima parada do projeto acontece em 28 de outubro, em Salvador (BA).

Serviço - Pimp My Carroça

Data: 02/09/2017
Horário: 09h às 18h
Local: Universo - Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2169 - Imbiribeira, Recife/PE

Serviço - Re-Circo

Data: 02 e 03 de setembro
Local: Estacionamento da Universidade Salgado de Oliveira - Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2169 - Imbiribeira, Recife/PE
Horário: das 14h às 19h
Evento gratuito, aberto ao público

Veja também

Saber lidar com as emoções nos momentos de pressão ajuda a manter bom rendimento
Vida Plena

Saber lidar com as emoções nos momentos de pressão ajuda a manter bom rendimento

Estados poderão vacinar nesta segunda, diz Pazuello em cerimônia de distribuição da Coronavac
Vacinação

Estados poderão vacinar nesta segunda, diz Pazuello em cerimônia de distribuição da Coronavac