Vacina em Pernambuco

Caruaru começa campanha de vacinação contra a Covid-19

Cidade recebeu quase 6 mil doses da CoronaVac

Primeira vacinada em Caruaru foi a técnica em Enfermagem Manuella Auxiliadora Vasconcelos, 34 anosPrimeira vacinada em Caruaru foi a técnica em Enfermagem Manuella Auxiliadora Vasconcelos, 34 anos - Foto: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, começou, nesta terça-feira (19), a vacinar contra a Covid-19. Nesta primeira fase, o município recebeu 5.928 doses da CoronaVac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac. As doses são suficientes para imunizar 2.956 integrantes do grupo prioritário. 

A prioridade é para trabalhadores da Saúde dos serviços de urgência, emergência, UTI e assistência direta a pacientes com Covid-19; pessoas idosas institucionalizadas e com mais de 18 anos, deficientes e institucionalizados. 

A primeira dose foi aplicada na técnica em Enfermagem Manuella Auxiliadora Vasconcelos, 34 anos. Ela trabalha há 7 anos na rede municipal de saúde e há 1 ano e meio no Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA), no enfrentamento à pandemia. 

“Estou muito feliz, me sinto esperançosa por ser a primeira técnica a ser imunizada. É uma longa caminhada e aqui foi o primeiro passo. Espero que, até o fim do ano, todo mundo seja imunizado. Peço que as pessoas tomem a vacina. Vamos vencer essa batalha”, enfatizou Manuella.

Outros funcionários de saúde da uindade hospitalar também recebem as doses. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Para a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o momento é de forte emoção, mas ainda de muito cuidado. 

“Começa a virada do jogo. Falar de vacina é falar de futuro. É o início de uma nova página, um novo tempo. Trabalhamos muito até agora para então celebrar a vitória e o futuro. Vamos seguir vacinando os grupos prioritários. Vamos deixar tudo programado para, assim que tivermos novas doses, também podermos avançar na vacinação da nossa gente”, comemorou a prefeita.

"Os cuidados permanecem, não podemos baixar a guarda por conta da vacina. O comportamento de cada um é fundamental para continuarmos na prevenção das nossas vidas, da nossa família e colegas de trabalho", finalizou Raquel.

 

Veja também

Saúde autoriza recursos para 3,2 mil leitos de UTI
Coronavírus

Saúde autoriza recursos para 3,2 mil leitos de UTI

Joe Biden promete vacinas eficazes para todos os adultos nos EUA antes do final de maio
Vacina

Joe Biden promete vacinas eficazes para todos os adultos nos EUA antes do final de maio