Coronavírus

Caruaru retoma atividades econômicas na segunda-feira (13)

Cidade avançou no Plano de Convivência da Covid-19

Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB)Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) - Foto: Reprodução

Após determinação do Governo do Estado, Caruaru, no Agreste pernambucano, avançou no Plano de Convivência da Covid-19 e anunciou a retomada das atividades econômicas para a próxima segunda-feira (13). Em entrevista coletiva virtual, na manhã desta sexta-feira (10), a prefeita da cidade, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que a disseminação do coronavírus está estabilizada e que todas as medidas serão cumpridas de acordo com o protocolo. 

“Nós iremos seguir o decreto do Governo. Essa decisão de avanço das atividades econômicas de Caruaru referendam que nós não éramos o pior município em diversos indicadores de monitoramento da Covid em nossa cidade. Essas próximas fases da reabertura requerem muito comprometimento e trabalho, não só da prefeitura, como também dos lojistas e comerciantes que vão reabrir suas lojas”, afirmou a prefeita.

Com relação aos templos e igrejas, Raquel Lyra afirmou que encaminhou um ofício para o governador Paulo Câmara solicitando um esclarecimento sobre a possibilidade da reabertura dos espaços religiosos. A prefeita também confirmou que já conversou com os segmentos religiosos e construiu junto com eles um protocolo seguro para que possam funcionar assim que houver a liberação. No início da tarde, o Governo do Estado anunciou a permissão para liberação dos templos em todo o Agreste.

Confira o que estará liberado na cidade a partir da próxima segunda:
Varejo de rua: um cliente a cada 20 m²
Salão de beleza e centros estéticos: liberados
Treinos profissionais de futebol: liberados
Comércio de veículos, serviços de aluguel e vistoria de veículos: 50% dos funcionários de vendas
Construção civil: liberada
Shoppings: controle de fluxo de 30% da capacidade e funcionamento liberado ds 12h às 20h

Balanço da Covid-19 em Caruaru
Caruaru realizou um total de 7.321 testes, dos quais 2.842 deram positivo e 484 permanecem em investigação. A cidade já confirmou 174 mortes desde o início da epidemia. “Nas últimas semanas a estabilização do vírus é notável. Por isso, nós continuamos apoiando os testes e agora temos a possibilidade de usar a Unidade Móvel de Testagem, que inauguramos hoje [sexta-feira], para levar até as áreas mais afetadas pelo coronavírus. Também entregaremos 10 novos leitos municipais de UTI, na próxima semana, que ficaram no Hospital Manoel Afonso. Mantemos uma média de 80 atendimentos diários na UPA respiratória e percebemos o aumento do fluxo de pessoas relatando casos mais leves”, afirmou, na coletiva, o secretário de Saúde da cidade, Francisco Santos.

 

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato