SÃO PAULO

Casagrande questiona publicamente Covas e Boulos sobre ações para enfrentamento às drogas

Ex-jogador e comentarista esportivo também questionou os dois candidatos à Prefeitura de São Paulo sobre cracolândia

Walter Casagrande Jr.Walter Casagrande Jr. - Foto: Reprodução/Internet

O ex-jogador Walter Casagrande Júnior, 57, comentarista de futebol da TV Globo, questionou publicamente, em uma rede social, quais políticas de tratamento para dependentes químicos serão implementadas pelos dois candidatos à Prefeitura de São Paulo que foram para o segundo turno das eleições municipais.

No texto, publicado nesta segunda-feira (16), Casão afirma ser dependente químico em recuperação e, para que isso acontecesse, ficou internado por aproximadamente um ano.
 

"Sei que os tratamentos eficazes são caros e nem todos têm essa condição. Você [candidato] tem algum projeto para ajudar os dependentes químicos, principalmente os da Cracolândia [?]", escreveu Casagrande aos candidatos Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) no Twiter.
 

 

Após interpelar os dois candidatos, Casão postou outro texto em que afirma ser "uma preocupação particular" saber as propostas de ambos sobre o tema da dependência química em São Paulo, "cidade [em] que nasci, amo, moro e morei grande parte da minha vida", escreveu.

Casão jogou no Corinthians, time onde se consagrou na década de 1980, ajudando a conquistar os campeonatos paulistas de 1982 e 1983. Ele também compôs, junto com Sócrates, outro ídolo do clube, a chamada "Democracia Corinthiana", movimento que lutou pela retomada democrática no país, após a ditadura militar, e mudou o comportamento do clube em relação aos jogadores na época.

No próprio Twitter, ambos os candidatos responderam a Casagrande. O primeiro foi Guilherme Boulos, que foi para o segundo turno com 20,24% dos votos válidos na capital paulista.

Ele agradeceu ao questionamento, afirmando que a cracolândia "é um problema complexo", envolvendo questões como saúde, moradia e geração de renda.

Sobre a saúde, Boulos afirmou pretender lidar com a questão com um programa de redução de danos, usando como exemplo outros países. "Vamos criar CAPS [Centros de Atenção Psicossocial] móvel na região [central], com atendimento permanente, e tendo na internação um último recurso."

Boulos disse ainda na rede social pretender criar casas de acolhimento aos dependentes químicos, chamadas por ele de "Casas Solidárias", com a presença de assistentes sociais.

A última proposta do candidato, respondida a Casagrande, é sobre geração de renda "que pode ser para muitos [dependentes] a porta de saída [das drogas]. Por isso, vamos criar frentes de trabalho, dando oportunidade das pessoas trabalharem em serviços de zeladoria da cidade", finalizou Boulos.

Covas, que disputa a reeleição, também respondeu ao questionamento de Casagrande na própria rede social. O tucano mencionou ações promovidas pela sua gestão. "Sei que o problema da dependência - seja de álcool ou drogas - afeta muitas pessoas, destrói vidas e famílias. E é muito importante que a Prefeitura ajude a enfrentar esse desafio ", escreveu ele, que foi para o segundo turno com 32,85% dos votos válidos.

"Para isso, criamos o Programa Redenção, com 8 Serviços Integrados de Acolhida Terapêutica em diversas regiões da cidade, que oferecem diversos tipos de tratamentos para dependentes químicos, respeitando a necessidade de cada um deles. Foram realizados 2,9 milhões de atendimentos", prosseguiu.

Covas também disse que internação hospitalar é uma possibilidade. "Fica aqui minha admiração pelo jogador, comentarista e, principalmente, pelo cidadão que é. Reconheço sua coragem e seu testemunho pessoal", afirmou.
Casagrande agradeceu aos dois pelo Twitter.

LUTA DE CASAGRANDE
O jornalista Gilvan Ribeiro conhece Casagrande desde a década de 1980. Ele escreveu junto com o comentarista uma trilogia em que é narrada a luta do ex-jogador para vencer o vício com drogas e álcool.

Ribeiro afirmou que Casão sempre se incomodou com a falta de políticas públicas com relação à dependência química, ou com a precariedade das que existem.

"Ele valoriza muito a democracia e a luta contra a dependência química. A ideia dele ao cobrar os políticos [na rede social] creio que foi uma forma de participar do processo democrático, levantando uma questão cara para ele [dependência química];"

Em 2013, o jornalista Gilvan Ribeiro e Casão lançaram "Casagrande e Seus Demônios". Três anos depois, foi a vez de "Sócrates e Casagrande, uma história de amor". A trilogia foi fechada, em junho deste ano, com a publicação de "Travessia". Todos os livros saíram pela Globo Livros.

Procurado pela reportagem, Casagrande não se manifestou.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter