CasaRosa oferece 80 mamografias gratuitas em ação do Outubro Rosa
O atendimento acontece até as 14h30 na sede da instituição
No mês de conscientização a prevenção do câncer de mama, a ONG CasaRosa, em parceria com laboratórios da região, está oferecendo 80 mamografias gratuitas na manhã desta segunda-feira (14), na sede da instituição, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. O atendimento acontece até as 14h30.
Segundo uma das gestoras da ONG, Kadja Camelo, as mulheres atendidas já saem da Casa com encaminhamento com data e horário marcados para uma das clínicas parceiras (Lucilo Ávila, Boris Barenstein) ou para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
Leia também:
Envolvimento de agentes de saúde pode acelerar diagnóstico de câncer
Confira o trânsito da manhã desta segunda-feira no Recife
“Nosso objetivo é que tenhamos um grande número de mulheres com exame de rastreamento. Normalmente, só conseguem atendimento mulheres acima dos 50 e aqui estamos atendendo mulheres a partir dos 40 anos”, afirmou Kadja.
Podem participar, mulheres de qualquer lugar de Pernambuco, portando cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e RG. “É nossa missão contribuir com a diminuição dos casos de câncer de mama, e é muito importante ter um mês dedicado a prevenção porque no Brasil o número de casos é muito grande. É preciso que essas mulheres possam ser diagnosticadas precocemente para que tinham mais chances de serem curadas”, acrescentou a gestora da ONG.
A pedagoga Camila Siqueira, de 40 anos, foi ao local em busca de um encaminhamento para realizar o exame de mamografia e levou também a mãe Helena Siqueira Ramos, 78, para realizar o procedimento. Ela contou que mora em Ouro Preto, Olinda, e que não consegue realizar o exame no bairro onde reside.
“Eu fiquei sabendo dessa ação através de uma amiga. O mamógrafo normalmente não atende o local onde eu moro e as fichas do posto de saúde são poucas diante da demanda. Eu não tenho nenhum caso de câncer de mama na família, mas sei que preciso fazer o exame mesmo nessa idade para prevenir”, afirmou.
A aposentada Margarida Maria Silva, 62, mora em Petrolina, no Sertão de Pernambuco e veio ao Recife se tratar do câncer. Foi na Capital onde ela passou por cirurgia de retirada das mamas e está tendo um tratamento mais amplo e qualificado. Ela contou sobre a importância da prevenção no combate a doença. “Eu tive a oportunidade de vir a CasaRosa que me ajudou na estadia e na marcação dos exames. Estou nesse espaço há mais de 15 dias e devo ficar aqui até concluir todo o tratamento. É necessário que a mulher faça o diagnóstico precoce e não desista porque a vida continua”, contou Margarida.
CasaRosa
O cadastro para encaminhamento do exame acontece na sede na ONG CasaRosa, que fica na Rua Nicarágua, 151, no bairro do Espinheiro. O atendimento acontece até as 14h30 desta segunda-feira. Após as marcações, os pacientes encaminhados devem realizar os exame até o início do mês de novembro.
A ONG CasaRosa existe há 5 anos oferecendo apoio, estadia e alimentação gratuita a pessoas do interior do Estado que estão em tratamento de câncer e já atendeu mais de 120 pessoas.
Veja também

Documentação
Governo adia novamente prazo de adoção da nova carteira de identidade
