MUNDO

Caso raro: elefantes gêmeos nascem em zoo na Tailândia

Na espécie asiática, o nascimento de gêmeos só ocorre em 1% dos casos

Elefantes gêmeos nascem em zoo na Tailândia Elefantes gêmeos nascem em zoo na Tailândia  - Foto: Reprodução de vídeo

Uma elefante deu à luz gêmeos na Tailândia, uma ocorrência rara para este grande mamífero, após um parto difícil durante o qual um de seus cuidadores ficou ferido.

O nascimento múltiplo surpreendeu até a mãe, Jamjuree, que entrou em frenesi ao ver uma fêmea de 60 quilos nascer apenas 18 minutos depois de dar à luz um macho de 80 quilos.

Um trabalhador do centro onde o elefante é mantido interveio para evitar que atacasse o último a nascer, mas recebeu em resposta uma pancada no tornozelo.

- A mãe atacou o recém-nascido porque ela nunca teve gêmeos. É algo muito estranho para ela - disse Michelle Reedy, da associação Elephantstay, que administra a instalação em Ayutthaya, perto de Bangkok.

 

A mãe acabou por aceitar os dois filhotes, mas são tão pequenos que os cuidadores tiveram que instalar uma plataforma para os ajudar a amamentar e complementar a alimentação com leite fornecido por seringa.

Segundo Reedy, muitas vezes as mães não têm leite suficiente para os gêmeos, que teriam dificuldade em sobreviver na natureza.

Os elefantes são os mamíferos com maior período de gestação, entre 18 e 22 meses, e dão à luz a cada quatro ou cinco anos.

Nesta espécie, o nascimento de gêmeos só ocorre em 1% dos casos, afirma a organização Save the Elephants, que acrescenta que a possibilidade de serem de sexos diferentes é ainda mais rara.

O centro Elephantstay abriga cerca de 80 paquidermes, a maioria dos quais eram anteriormente usados para mendigar na rua, uma prática proibida no país desde 2010.

Eles agora são usados para transportar turistas entre os templos e as ruínas de Ayutthaya, algo que grupos de proteção animal consideram exploração e abuso de elefantes. O centro defende que isso lhes permite socializar e fazer exercício.

De acordo com o World Wildlife Fund, existem entre 8 mil e 11 mil elefantes asiáticos (menores que o africano) na natureza.

Veja também

Aborto: entenda o projeto de lei que equipara aborto legal a homicídio no Brasil
Brasil

Entenda em 3 pontos o projeto de lei que equipara aborto legal a homicídio no Brasil

ONU alerta que faltam 'muitas questões a resolver' antes da COP29
COP29

ONU alerta que faltam 'muitas questões a resolver' antes da COP29

Newsletter