Notícias

Castigados pela pandemia, Brasil e EUA defendem cloroquina apesar da OMS

Na segunda-feira (25), a OMS disse que suspenderia "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina contra a Covid-19, depois que um estudo considerou a cloroquina e seus derivados ineficazes

CloroquinaCloroquina - Foto: Secom/Governo do Amazonas

Apesar da decisão da OMS de suspender os ensaios com hidroxicloroquina, Estados Unidos e Brasil - os dois países do mundo com a maioria dos casos do novo coronavírus - mantêm a recomendação de usar este medicamento para interromper a pandemia.

O presidente americano, Donald Trump, pressionou fortemente pelo uso da hidroxicloroquina como um tratamento potencial para o coronavírus, que infectou mais de 5,5 milhões de pessoas e matou mais de 346.000 pessoas em todo mundo, segundo um balanço da AFP feito com base em dados oficiais. Trump afirmou que ele próprio estava tomando o remédio, de forma preventiva.

O presidente Jair Bolsonaro também promoveu seu uso para conter o vírus, que explodiu no país, o sexto do mundo em número de mortes por Covid-19 (23.473) e o segundo com mais casos confirmados (375.000). Hoje, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos.

Na segunda-feira (25), a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que suspenderia "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina contra a Covid-19, depois que um estudo considerou a cloroquina e seus derivados ineficazes, ou até contraproducentes, no tratamento do novo coronavírus.

Ainda de acordo com o estudo, publicado no periódico "The Lancet", essas moléculas aumentam o risco de morte e arritmia cardíaca, o que levou a OMS a tomar sua decisão. Apesar disso, o Ministério brasileiro da Saúde anunciou que continuará recomendando a hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

Leia também:
Saúde de Pernambuco e do Recife não recomendam uso da cloroquina
Apesar da decisão da OMS, Ministério da Saúde manterá orientação sobre cloroquina
OMS suspende temporariamente os ensaios clínicos com hidroxicloroquina por segurança

"Permanecemos muito calmos e serenos, e não haverá nenhuma modificação" na recomendação, disse a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mayra Pinheiro, em entrevista coletiva em Brasília.

Bolsonaro é um forte opositor das medidas de confinamento e, como Trump, minimizou a ameaça do vírus desde seu surgimento. E mantém sua postura, apesar de a América Latina se tornar o novo epicentro global do coronavírus.

Já a Colômbia decidiu seguir o conselho da OMS e retirou na segunda-feira a recomendação de usar cloroquina e hidroxiloroquina em pacientes com Covid-19.

Trump anunciou, por sua vez, que estava tomando o remédio, depois de receber a carta de um médico e várias "ligações positivas" de pessoas que recomendaram seu uso. Ignorou, assim, a opinião de seus próprios especialistas do governo e da FDA (a agência federal que regula alimentos e remédios nos EUA), os quais alertam que o medicamento pode causar sérios problemas cardíacos em pacientes com Covid-19.

O presidente dos EUA tem sido muito criticado pela gestão da crise em seu país, o mais afetado pela pandemia, com mais de 98.000 mortes e mais de 1,6 milhão de casos confirmados de coronavírus.

- Latam, em quebra -
A pandemia também continua a causar estragos na América Latina e no Caribe, com cerca de 766.000 casos e mais de 41.000 mortes. Atrás do Brasil, que registrou 23.473 óbitos, os outros países mais afetados são México (7.633 mortes), Peru (3.629) e Equador (3.203).

A crise da saúde e a decorrente paralisia econômica também estão dando origem nesta parte do mundo a um aumento da tensão na população. Embora o confinamento tenha ajudado a conter a propagação do vírus, suas consequências econômicas e no ânimo da população já começam a ser notadas.

Em todo mundo, foram adotadas medidas de recuperação econômica sem precedentes, com os governos tentando apoiar suas economias, afetadas pela crise. Foram especialmente atingidos os setores de turismo e transportes, devido a restrições de viagens.

A Latam, a maior companhia aérea da América Latina, entrou com pedido de falência nos Estados Unidos nesta terça-feira, devido à drástica queda na atividade da empresa. Antes da pandemia, a Latam voava para 145 destinos em 26 países e fazia cerca de 1.400 voos diários.

A decisão da empresa, que inclui subsidiárias no Chile, Peru, Equador e Colômbia, não terá um impacto imediato nos voos de passageiros, ou de carga.

Na Bolívia, depois que algumas cidades retomaram parcialmente o transporte público na segunda-feira, um sindicato dos trabalhadores da saúde lançou uma greve de fome para mostrar seu temor de um aumento do número de infecções.

No México, o presidente Andrés Manuel López Obrador considerou que a crise econômica resultante da pandemia causará a perda de um milhão de empregos em 2020.

Seu colega chileno, Sebastián Piñera, declarou que o sistema de saúde está "perto do limite", enquanto na segunda-feira cerca de 5.000 casos foram registrados no país em 24 horas - um recorde. Dois ministros do gabinete de Piñera estão contaminados com Covid-19.

Na Argentina, o isolamento social vai durar até 7 de junho, o que levou cerca de 150 pessoas a protestarem no centro de Buenos Aires. O governo decidiu estender o confinamento, devido a uma rápida aceleração dos contágios, que aumentaram cinco vezes em duas semanas na capital e nos subúrbios.

- Europa avança com prudência -
Do outro lado do Atlântico, muitos países europeus continuam a moderar as medidas de contenção, enquanto vão controlando a epidemia.

Na Espanha, muito atingida pela Covid-19 com mais de 26.800 mortes, Madri e Barcelona reabriram seus parques e terraços dos cafés na segunda-feira - a primeira vez em mais de dois meses.

Em outros lugares, academias e piscinas também funcionaram novamente, como na Alemanha, Islândia, Itália e em algumas regiões da Espanha.

Dada a menor taxa de infecção, os restaurantes gregos começaram a receber clientes uma semana antes do esperado, mas apenas com atendimento externo.

"O café tem uma dimensão social, é onde a vida do bairro acontece", disse à AFP Giorgos Karavatsani, em Atenas.

Em outro exemplo do retorno gradual à normalidade, a Basílica da Natividade em Belém, onde Jesus nasceu de acordo com a tradição cristã, na Cisjordânia, reabriu nesta terça-feira após ficar fechada por mais de dois meses.

Especialistas alertam para uma possível segunda onda do coronavírus, que pode ser devastadora se governos e cidadãos baixarem a guarda, principalmente sem uma vacina disponível.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Controladores aéreos convocam greve para quinta-feira (25) na França
Cancelamento de voos

Controladores aéreos convocam greve para quinta-feira (25) na França

Newsletter