Notícias

Catar anuncia primeiros casos de coronavírus em obras da Copa

Os trabalhadores continuarão a receber seus salários e terão assistência médica gratuita, de acordo com o comunicado

Copa do Mundo de 2022 será realizada no CatarCopa do Mundo de 2022 será realizada no Catar - Foto: Karim Jaafar/AFP

O Catar declarou, nesta quarta-feira (15), ter cinco casos de coronavírus em três canteiros de obras da Copa do Mundo de 2022. São os primeiros confirmados entre trabalhadores que preparam o evento.

O país do Golfo soma um total de 3.711 infectados e 7 mortos desde 6 de março. Até agora, nenhum dos casos registrados oficialmente afetava pessoas nas obras da Copa.

O Comitê Organizador do próximo Mundial confirmou que "dois funcionários que trabalham (...) no projeto do estádio Al Thoumama deram positivo para Covid-19", segundo comunicado enviado à AFP.

"Três trabalhadores, um do projeto do estádio Al Rayyan e dois do projeto do estádio Al Bayt, também testaram positivo", de acordo com o mesmo texto.

O Catar está construindo sete novos estádios para a Copa do Mundo, um dos quais já está oficialmente aberto, e está reformando outro.

O Comitê Organizador seguiu as recomendações do ministério da Saúde no tratamento dos casos detectados. Os trabalhadores continuarão a receber seus salários e terão assistência médica gratuita, de acordo com o comunicado.

Leia também:
Coronavírus colocou seleção chinesa sobre forte pressão
Figuras do esporte reforçam equipe para derrotar o coronavírus


Segundo o protocolo, os trabalhadores que apresentam sintomas são examinados e os casos suspeitos são redirecionados aos hospitais para exames.

"Os que dão positivos são monitorados por profissionais da saúde e permanecerão em quarentena por quatorze dias", acrescentou o Comitê.

Não foi especificado se as obras nos estádios afetados foram interrompidas.

As datas da Copa do Mundo de 2022 permanecem inalteradas e o torneio ocorrerá em novembro e dezembro.

A pandemia da Covid-19 provocou grandes mudanças no calendário esportivo mundial, com o adiamento inclusivo das Olimpíadas de Tóquio.

No Catar, as obras de preparação para a Copa do Mundo de 2022 não foram alteradas pela pandemia, apesar do emirado ter decretado o fechamento de comércios considerados não essenciais, além de parques, mesquitas e restaurantes, entre outros locais.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul
CHUVA

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul

Rodoviários interditam Terminal Integrado Xambá, em Olinda, por falta de abastecimento de água
OLINDA

Rodoviários interditam Terminal Integrado Xambá, em Olinda, por falta de abastecimento de água

Newsletter