OLINDA

Catedral da Sé fará memorial aos mortos pela Covid-19

A homenagem será realizada no dia 12 de março, data em que foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus no Estado

Catedral da Sé, em OlindaCatedral da Sé, em Olinda - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A Catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife, localizada no Alto da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, fará um memorial para os mortos pela Covid-19 e uma homenagem aos profissionais essenciais que estão trabalhando para conter os casos fatais da pandemia.

O templo religioso irá receber fotos das vítimas fatais e dos trabalhadores até o dia 5 de março, para uma exposição, na catedral, entre os dias 12 de março e 11 de abril. 
 

O dia 12 de março foi escolhido por representar um ano da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus em Pernambuco. "Nós, como igreja, num gesto de proximidade, de solidariedade e de afeto, sobretudo às famílias que perderam entes queridos, estaremos às 19h do dia 12, lá em Olinda, na Sé, fazendo uma vigília de oração. Naquela ocasião, estaremos inaugurando um memorial com as  fotografias de vítimas da pandemia e também uma homenagem, também com fotografias, aos profissionais da saúde, que há mais de um ano trabalham querendo salvar vidas", informou o cura da Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, monsenhor Albérico Bezerra. 

O monsenhor pediu para que as famílias enviem fotos para o memorial. Para envio de fotos de pessoas que perderam a vida acometidas pela Covid-19, o e-mail é: [email protected] e para envio de fotos dos profissionais da saúde, e-mail:  [email protected]. A data limite para envio das fotos é 5 de março.

A celebração, com vigília, será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Olinda e Recife e pela Rádio Olinda, para que o maior número de pessoas faça parte do momento de oração. De forma presencial, apenas algumas pessoas convidadas como familiares, profissionais da saúde, equipe da vacinação e lideranças religiosas participarão da cerimônia. 

"Você, meu irmão, minha irmã, se conhecer alguma vítima, envie as fotografias para que façam parte deste memorial, onde nós iremos recordá-los e, acima de tudo, rezar e entregar as almas dos nossos irmãos e irmãs ao coração misericordioso do nosso Deus", pediu o padre Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese. 

Veja também

Brasil tem segundo dia com mais mortes confirmadas de acordo com Ministério da Saúde
Covid-19

Brasil tem segundo dia com mais mortes confirmadas de acordo com Ministério da Saúde

Mais de 10 milhões de senhas de brasileiros são expostas
VAZAMENTO GLOBAL

Mais de 10 milhões de senhas de brasileiros são expostas