Catedral da Sé recebe nesta quinta a Missa do Crisma

Popularmente conhecida como Missa do Crisma, a celebração reúne todo o clero arquidiocesano

Catedral da Sé recebe Missa da Crisma Catedral da Sé recebe Missa da Crisma  - Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco

Para consagrar o óleo do sacramento da Crisma e abençoar os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos, o arcebispo Dom Fernando Saburido reuniu às 9h o clero arquidiocesano na Catedral da Sé, em Olinda. Também nesta data ocorre a renovação dos votos e promessas dos sacerdotes diante do arcebispo.

Leia também:
Espetáculos da Paixão de Cristo se espalham por Pernambuco
Missa e procissão em Olinda abrem celebrações da Semana Santa

Cerca de 300 padres e diáconos participaram de uma procissão que saiu da Igreja da Nossa Senhora da Misericórdia em direção à Catedral da Sé. Os óleos abençoados serão distribuídos para 138 paróquias em 19 cidades que compõem a Arquidiocese de Olinda e Recife, onde serão utilizados nos sacramentos da Crisma, do Batismo e da Unção dos Enfermos.

“Cada padre vai sair com o recipiente com os óleos abençoados e consagrados para apresentar na missa da tarde nas paróquias”, descreve Dom Fernando. Para ele, a reunião dos padres, seminaristas, diáconos em conjunto ao povo de Deus simboliza a unidade da Arquidiocese nesse dia tão especial. A quinta-feira Santa celebra o dia da instituição da Eucaristia. Na religião católica, Jesus durante a Última Ceia instituiu dois sacramentos: a Eucaristia e a Ordem Sacerdotal.

Acontece também nesta manhã a renovação dos votos de compromisso com Deus e com a Igreja, sendo eles pobreza, castidade e obediência. “Hoje é um dia bonito onde temos que prestigiar os nossos padres parabenizando-os pelo Dia do Padre”, comenta o arcebispo.

A Missa da Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos marca o início do Tríduo Pascal, encerrando a Quaresma para o período de paixão, morte e ressurreição.

Para a fiel Adália Bacalhau, 50, que comparece há 15 anos na Missa dos Óleos, essa é uma época de esperança. “A bênção dos Santos óleos é uma data muito importante porque significa uma renovação para os católicos”, descreve, “os óleos consagrados utilizados na Crisma e no Batismo renovam os nossos sacramentos e a nossa fé”.

No período da tarde, o arcebispo Dom Fernando Saburido comparece na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, localizado no Recife Antigo, para presidir a Missa da Ceia do Senhor, rememorando a instituição do sacramento da Eucaristia quando Jesus entregou aos discípulos pão e vinho.
O ritual de Lava-Pés acontece logo depois, onde 12 pessoas da comunidade do Pilar são escolhidas para que Dom Fernando lave seus pés, em referência ao momento em que Jesus ensinou humildade a seus discípulos. A missa é festiva com o canto do Glória e com os sinos, que ficarão silenciosos até o sábado de aleluia.
Na próxima sexta-feira (19) ocorre a celebração da paixão e morte de Jesus Cristo, com a Procissão do Senhor Morto, às 16h, saindo da Arquidiocese de Olinda e Recife e seguindo pelo Sítio Histórico de Olinda.

Veja também

Sem UTI aérea, ministério só vai transferir de Manaus pacientes de Covid em estado menos grave
Colapso em Manaus

Sem UTI aérea, ministério só vai transferir de Manaus pacientes de Covid em estado menos grave

Contêneires e 64m de comprimento: conheça avião que parte do Recife para buscar vacina na Índia
Avião da vacina

Contêneires e 64m de comprimento: conheça avião que parte do Recife para buscar vacina na Índia