A-A+

Catedral da Sé recebe nesta quinta a Missa do Crisma

Popularmente conhecida como Missa do Crisma, a celebração reúne todo o clero arquidiocesano

Catedral da Sé recebe Missa da Crisma Catedral da Sé recebe Missa da Crisma  - Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco

Para consagrar o óleo do sacramento da Crisma e abençoar os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos, o arcebispo Dom Fernando Saburido reuniu às 9h o clero arquidiocesano na Catedral da Sé, em Olinda. Também nesta data ocorre a renovação dos votos e promessas dos sacerdotes diante do arcebispo.

Leia também:
Espetáculos da Paixão de Cristo se espalham por Pernambuco
Missa e procissão em Olinda abrem celebrações da Semana Santa

Cerca de 300 padres e diáconos participaram de uma procissão que saiu da Igreja da Nossa Senhora da Misericórdia em direção à Catedral da Sé. Os óleos abençoados serão distribuídos para 138 paróquias em 19 cidades que compõem a Arquidiocese de Olinda e Recife, onde serão utilizados nos sacramentos da Crisma, do Batismo e da Unção dos Enfermos.

“Cada padre vai sair com o recipiente com os óleos abençoados e consagrados para apresentar na missa da tarde nas paróquias”, descreve Dom Fernando. Para ele, a reunião dos padres, seminaristas, diáconos em conjunto ao povo de Deus simboliza a unidade da Arquidiocese nesse dia tão especial. A quinta-feira Santa celebra o dia da instituição da Eucaristia. Na religião católica, Jesus durante a Última Ceia instituiu dois sacramentos: a Eucaristia e a Ordem Sacerdotal.

Acontece também nesta manhã a renovação dos votos de compromisso com Deus e com a Igreja, sendo eles pobreza, castidade e obediência. “Hoje é um dia bonito onde temos que prestigiar os nossos padres parabenizando-os pelo Dia do Padre”, comenta o arcebispo.

A Missa da Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos marca o início do Tríduo Pascal, encerrando a Quaresma para o período de paixão, morte e ressurreição.

Para a fiel Adália Bacalhau, 50, que comparece há 15 anos na Missa dos Óleos, essa é uma época de esperança. “A bênção dos Santos óleos é uma data muito importante porque significa uma renovação para os católicos”, descreve, “os óleos consagrados utilizados na Crisma e no Batismo renovam os nossos sacramentos e a nossa fé”.

No período da tarde, o arcebispo Dom Fernando Saburido comparece na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, localizado no Recife Antigo, para presidir a Missa da Ceia do Senhor, rememorando a instituição do sacramento da Eucaristia quando Jesus entregou aos discípulos pão e vinho.
O ritual de Lava-Pés acontece logo depois, onde 12 pessoas da comunidade do Pilar são escolhidas para que Dom Fernando lave seus pés, em referência ao momento em que Jesus ensinou humildade a seus discípulos. A missa é festiva com o canto do Glória e com os sinos, que ficarão silenciosos até o sábado de aleluia.
Na próxima sexta-feira (19) ocorre a celebração da paixão e morte de Jesus Cristo, com a Procissão do Senhor Morto, às 16h, saindo da Arquidiocese de Olinda e Recife e seguindo pelo Sítio Histórico de Olinda.

Veja também

Prévias do PSDB: na semana seguinte da suspeita de hacker, aplicativo recebe mais de 26 mil acessos
Política

Prévias do PSDB: na semana seguinte da suspeita de hacker, aplicativo recebe mais de 26 mil acessos

Talibãs do Afeganistão querem 'boas relações' com o resto do mundo
Talibã

Talibãs do Afeganistão querem 'boas relações' com o resto do mundo